Notícias Estudantes da rede municipal de Amargosa visitam o CFP
INTEGRAÇÃO

Estudantes da rede municipal de Amargosa visitam o CFP

Publicado: Terça, 26 Setembro 2023 17:51 , Última Atualização: Segunda, 02 Outubro 2023 12:47 | Acessos: 289
imagem sem descrição.

Estimular os estudantes e a comunidade a conhecerem o Centro de Formação de Professores (CFP) é papel primordial para a integração entre universidade e comunidade. Neste sentido, cerca de 130 estudantes do 6º e 9º ano das escolas municipais Professora Dinorah Lemos da Silva e Monsenhor José de Almeida visitaram o CFP, no último dia 22. Os alunos participaram de um tour pelo campus, conhecendo os laboratórios de Bioquímica, Química Orgânica/Inorgânica e Físico-Química.

Durante a visitação, os estudantes puderam participar de experimentos e demonstrações práticas nas áreas de Biologia, Física e Química. A experiência foi proporcionada por meio do Programa Ciência na Estação, coordenado pelo Prof. Prof. Dr. Yuji Nascimento Watanabe e pelo Projeto CFP na Estrada, coordenado pelo Prof. Dr. Gil Luciano Guedes dos Santos.

Programa Ciência na Estação: Uma viagem ao Universo das Ciências da Natureza e Matemática

O programa "Estação Ciência" consiste numa rede de colaborações entre docentes dos cursos de Licenciatura do Centro de Formação de Professores da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (CFP/UFRB), e a Prefeitura Municipal de Amargosa (PMA). O programa visa:

1. Consolidar um espaço multiusuário/ interdisciplinar destinado à divulgação das ciências exatas e da natureza, agregando ações articuladas com as grandes áreas de Química, Biologia, Física e Matemática,
  2. Desenvolver estudos acerca do processo ensino-aprendizagem de ciências exatas e da natureza,
  3. Complementar a formação inicial dos alunos de graduação e
  4. Promover a alfabetização científica de crianças e jovens do Ensino Básico. Dividido em oito linhas de atuação (cada uma das quais é orientada por um ou mais projetos específicos), pretende-se dinamizar espaços urbanos e rurais do município de Amargosa e de cidades circunvizinhas do Recôncavo da Bahia e do Vale do Jiquiriçá.

CFP na Estrada

Projeto de divulgação do Centro de Formação de Professores da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (CFP/UFRB) nas 20 cidades que compõe o Território Identidade do Vale do Jiquiriçá (Amargosa, Brejões, Cravolândia, Elísio Medrado, Irajuba, Itaquara, Itiruçu, Jaguaquara, Jiquiriçá, Lafayette Coutinho, Laje, Lajedo do Tabocal, Maracás, Milagres, Mutuípe, Nova Itarana, Planaltino, Santa Inês, São Miguel das Matas, Ubaíra.) e regiões próximas. Para conhecer mais sobre o projeto, acesse https://ufrb.edu.br/cfp/cfpnaestrada

Com informações de Gil Luciano Guedes dos Santos

Confira as imagens: