Fechar
Notícias Estudantes de Educação do campo participam de atividade no Centro de Ciências Agrárias da UFRB
Atividade

Publicado: Quarta, 23 Agosto 2023 18:33 , Última Atualização: Sexta, 25 Agosto 2023 14:25 | Acessos: 185
imagem sem descrição.

No dia 22/08, os estudantes do curso de Licenciatura em Educação do Campo - Ciências Agrárias, do Centro de Formação de Professores, realizaram visita às instalações do Centro de Ciências Agrárias (CCAAB) em Cruz das Almas. Essa atividade ocorreu em parceria com a professora do curso de Agroecologia, Rafaela Nóbrega, e teve como objetivo ampliar o conhecimento dos discentes sobre o manejo agroecológico do solo, um tema discutido nos componentes curriculares Agropedologia e Agroecossistemas: Manejo e Conservação.

Os estudantes tiveram a oportunidade de conhecer o Campo de Produção Vegetal, que abriga uma área de produção de adubos orgânicos utilizando resíduos vegetais e esterco coletados no campus da UFRB. Nesse mesmo espaço, esses adubos são empregados em experimentos de produção de mudas de espécies florestais, como o ingá e o tamarindo.

Outro local visitado foi o laboratório de Microbiologia do Solo, no qual os discentes puderam compreender a função dos microorganismos, como fungos e bactérias, na melhoria da qualidade do solo e, por consequência, no desenvolvimento das plantas.

Por fim, no laboratório de Física do Solo, realizou-se uma discussão com o professor Júlio, coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciências Agrárias, acerca da importância do processo educativo relacionado ao manejo e conservação dos solos, e sua conexão com as práticas agroecológicas.

Confira as imagens: