Fechar
Notícias UFRB promoverá congresso sobre movimentos sociais e educação em novembro

UFRB promoverá congresso sobre movimentos sociais e educação em novembro

Publicado: Terça, 22 Agosto 2023 20:12 , Última Atualização: Segunda, 28 Agosto 2023 19:15 | Acessos: 1485

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) sediará o IV CONGRESSO INTERNACIONAL/ VI CONGRESSO NACIONAL MOVIMENTOS SOCIAIS E EDUCAÇÃO/ Seminário 10 Anos do Mestrado Profissional em Educação do Campo da UFRB Tema: Movimentos Sociais, Resistência e Emancipação, no período de 28 de novembro a 01 de dezembro de 2023, no seu Centro de Formação de Professores - Campus de Amargosa, dando continuidade às edições anteriores realizadas na Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC (2012, 2014, 2016 e 2018, ambas presenciais) e na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – UESB (2021, virtual), ampliando assim o número de instituições baianas que sediam o evento e diversificando geograficamente a sua oferta. A edição atual configura-se como uma ação inserida no âmbito da Rede Latino-americana de Pesquisa em Educação do Campo, Cidade & Movimentos Sociais (Rede PECC-MS), organização criada em 2021, que envolve as seguintes Universidades: UNEB (proponente), UESB, UESC, UFRB, UECE, UFCG, Universidade Autônoma Metropolitana – Iztapalapa (UAMI/México) e a Universidade Pedagógica Nacional (UPN/Colômbia).

A edição atual do evento aqui proposto será coordenada, conjuntamente, pelo Programa de Pós-Graduação em Educação do Campo (PPGEDUCAMPO) do CFP/UFRB, campus Amargosa e pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UESB (PPGEd/UESB), em parceria com o Centro de Estudos e Pesquisas em Educação e Ciências Humanas (CEPECH) do Departamento de Ciências da Educação da UESC, com a colaboração de outras Instituições de Ensino Superior, notadamente membros da Rede PECC-MS. Mais especificamente, o Grupo de Estudos e Pesquisas Movimentos Sociais, Diversidade e Educação do Campo e Cidade (GEPEMDECC) do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEd) da UESB e o Grupo de Pesquisa Observatório da Educação do Campo do Recôncavo e do Vale do Jiquiriçá-Bahia (Observale) do Programa de Pós-Graduação em Educação do Campo (PPGEDUCAMPO) da UFRB lideram a organização da edição presente, em parceria com a Rede PECC-MS.

Será um evento na modalidade híbrida/semipresencial, com toda programação transmitida pela TV UFRB. A estrutura do evento traz uma organização semelhante à edição anterior (2021), porém agrega o Seminário 10 Anos do Mestrado Profissional em Educação do Campo da UFRB, por se tratar de uma data especial para este que é o único programa de pós-graduação com essa especificidade no país, e que possui uma grande importância para os Movimentos Sociais e para formação, a nível de pós-graduação, dos povos do campo.

A estrutura do Congresso além das tradicionais conferências (2), das mesas “redondas” (9), sessões de comunicações orais - apresentação de trabalhos (2), sessão de exposição de pôsteres (1), sessão de relatos de experiências realizadas pelos movimentos sociais (1), inclui 9 rodas de conversas e congrega um Seminário. Agrega ainda 3 apresentações culturais, 5 místicas, 1 sessão de lançamento de livros e 2 reuniões de trabalho, a saber: reunião da Rede PECC[1]MS e diálogos sobre a produção do conhecimento e internacionalização da pesquisa em movimentos sociais e educação.

A temática central do evento desdobra-se em treze (13) eixos, a saber: 1. Educação de Jovens e Adultos; 2. Juventudes: desafios e perspectivas; 3. Desenvolvimento Regional, Agroecologia, Sustentabilidade, Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional; 4. Gênero, Gerações e Corpo na Contemporaneidade; 5. Educação em espaços não escolares; 6. A Educação das Relações Étnico-raciais; 7. Tecnologias nos Espaços Educativos: políticas e práticas; 8. Comunidades e povos Tradicionais: Territorialidade e educação; 9. Movimentos Sociais, Associativismo e Sindicalismo Docente; 10. Movimentos de luta pela terra e Educação do Campo; 11. Inclusão Social e Educação; 12. Movimentos Sociais, Educação e Pedagogias Críticas na América Latina: sujeitos e experiências; 13. Educação Infantil e Infâncias no/do Campo. Este último, inserido nesta edição, busca discutir a produção do conhecimento no campo das infâncias e educação infantil no/do campo.

A programação do evento busca contar com a participação de pesquisadores renomados, no âmbito nacional e internacional, nos eixos temáticos e no grande tema geral – Movimentos Sociais, Resistência e Emancipação; bem como buscou contar com a participação dos movimentos sociais, professores do ensino superior e da educação básica, estudantes da graduação e da pós-graduação, que vivenciarão o evento de diferentes formas: ouvintes, palestrantes, expositores e organizadores. A programação inicial, a ser incrementada com a aprovação dos trabalhos submetidos, conta, de pronto, com a participação de pesquisadores de seis países: Brasil, Argentina, Chile, Colômbia, México e Venezuela. Conta ainda com pesquisadores vinculados a 10 instituições federais de educação superior (UFRB, UESB, UESC, UNEB, UNIVASF, UFGC, UFPB, UFPA, UFPG, IFBA), duas associações (Anped e CLACSO) e pessoas ligadas a diferentes movimentos sociais e escolas de educação básica.

Contamos com a participação/inscrição de todos/as!

Esperamos por você!

Para maiores informações segue o site do evento: http://www2.uesb.br/eventos/movimentossociaiseeducacao/

Confira a programação: