Fechar
Notícias UFRB seleciona propostas de projetos e bolsistas estudantes do ensino médio para atuarem no PIBIC EM 2023/2024
Inscrições até 28/07/2023

Publicado: Terça, 18 Julho 2023 00:38 , Última Atualização: Terça, 01 Agosto 2023 01:08 | Acessos: 480
imagem sem descrição.

O CNPq e a Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação, Criação e Inovação da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia tornam público e convocam sua comunidade acadêmica para a apresentação de propostas de projetos de pesquisa visando a seleção de estudantes de nível médio de escolas públicas como bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Científica no Ensino Médio, concedidas pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

As Bolsas de Iniciação Científica para o Ensino Médio (PIBIC EM) se destinam aos discentes de escolas públicas, de nível médio, regularmente matriculados, para desenvolvimento de atividades de iniciação à pesquisa, as quais devem ser orientadas por um professor da UFRB.

O Programa de bolsa do CNPq contemplará, em âmbito institucional, bolsas de PIBIC EM no valor mensal de R$ 300,00 (trezentos reais) cada, com duração de 12 (doze) meses, não podendo ultrapassar o tempo regular do curso de nível médio, com dedicação de, no mínimo, 8 horas semanais do discente, podendo se candidatar estudantes do Ensino Médio, regularmente matriculado em escolas públicas localizadas no Estado da Bahia.

Requisitos do Orientador:

• Ser pesquisador em atividade na UFRB e com produtividade científica destacada nos últimos cinco anos. O candidato a orientador deverá ter vínculo empregatício com carga horária mínima de 40 horas com a UFRB.
  • Deverá possuir titulação de Doutor com o diploma obtido em Programa de pósgraduação Stricto sensu reconhecido pela CAPES, ou formalmente convalidado no Brasil se obtido no exterior.
  • Integrar um Grupo de pesquisa cadastrado no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq.
  • Possuir currículo atualizado na Plataforma Lattes do CNPq (www.lattes.cnpq.br)
  • Conhecer as normas do Programa de bolsas das Instituições financiadoras (RN17/2006 do CNPq e a Instrução Normativa PPGCI/UFRB Nº. 04 de 18 de março de 2022 que dispõe sobre a normatização do Programa Institucional de Iniciação Científica e Tecnológica da UFRB).

Requisitos do Candidato a Bolsista

• São elegíveis estudantes regularmente matriculados no primeiro ou segundo ano do ensino médio em escolas públicas;
  • O estudante deverá estar sob a orientação presencial de um pesquisador qualificado em atividade na UFRB e se dispor a participar das atividades de pesquisa desenvolvidas pelo referido docente;
  • Não pode possuir vínculo empregatício e/ou ser beneficiário de qualquer outra modalidade de bolsa;
  • Possuir frequência escolar igual ou superior a 80% (oitenta por cento);
  • Ter disponibilidade de oito horas semanais para se dedicar às atividades de pesquisa.

Como se inscrever?

A inscrição será realizada no período de 11/07/2023 a 28/07/2023, por meio do e-mail da Coordenadoria De Iniciação Cientifica E Tecnologia - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. pelo orientador, com o envio dos documentos. Será aceito 01 (um) único projeto por orientador com até 03 (três) planos de trabalho distintos pertencentes a este projeto, podendo ser contemplado com até 03 (três) bolsas.

Os planos devem ser diferentes entre si e devem estar na ordem de indicação pelo orientador (Discente 1, Discente 2 e Discente 3).

Quais documentos são necessários?

- Projeto de pesquisa do orientador e plano (s) de trabalho do(s) discente(s) elaborado (s) de acordo com o modelo disponibilizado no site
(https://www.ufrb.edu.br/ppgci/components/com_chronoforms5/chronoforms/uploads/docum
entoprosel-pibex/20230710203250_FORMULARIO_DE_PROJETO_E_PLANOS_-
_PIBIC_EM.doc
);
- Barema, em Excel (elaborado de acordo com o modelo disponibilizado no site já pontuado pelo orientador, correspondente ao período de 2018/2022);
- Comprovação de submissão ao Comitê de Ética da Instituição em relação ao projeto a ser desenvolvido (no caso de pesquisas que envolvam seres humanos ou animais) e comprovante de submissão no SISGEN quando for o caso.

Mais informações podem ser obtidas no endereço eletrônico: https://www.ufrb.edu.br/ppgci/component/chronoforms5/?chronoform=ver-prosel&id=1126.

Confira o Edital 03/2023 - PIBIC EM 2023-2024