Notícias Professor do CFP recebe título de cidadão honorífico de Amargosa
homenagem

Professor do CFP recebe título de cidadão honorífico de Amargosa

Publicado: Terça, 20 Junho 2023 01:00 , Última Atualização: Terça, 20 Junho 2023 01:22 | Acessos: 354

WhatsApp Image 2023 06 19 at 17.23.20O Professor Dr. Fábio Falcão Oliveira, vice-coordenador do Colegiado de Filosofia da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia foi homenageado com o Título Honorífico de Cidadão do município de Amargosa. A cerimônia de entrega da honraria aconteceu nesta segunda-feira dia 19 de junho de 2023, às 9 horas da manhã na Câmara de Vereadores de Amargosa.

Aprovada por unanimidade, a homenagem foi proposta pelo Vereador Ronaldo Cabral da Anunciação Mercês em reconhecimento aos relevantes serviços prestados por Fábio Falcão Oliveira à cidade. O Vereador Ronaldo Cabral destacou ainda que o município “ao adotar Fábio Falcão Oliveira como filho honorifico da terra de Amargosa ganhou para si um personagem que não só se preocupa com a categoria dos trabalhadores que atuam na educação mas também com as comunidades da cidade. Esse dia é motivo de alegria, pois Amargosa ganha um filho e reconhece seu trabalho”.

O evento contou com a entrega da certificação do título honorífico que, logo depois concedeu ao novo cidadão a palavra. O Dr. Fábio Falcão Oliveira destacou que a cidade de Amargosa é um bom lugar para se viver e se sente acolhido por ela. E em nome da comunidade que ele pertence, que é a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, destacou que, Amargosa tem grande potencial para contribuir com a vida das pessoas, “a cidade é como uma grande árvore cuja sombra acolhe todos”, concluiu o professor.

Sobre o Prof. Fábio Falcão Oliveira

É Professor Adjunto do Centro de Formação de Professores da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), no curso de Licenciatura em Filosofia e integra o grupo de Área de Conhecimento Filosofia, Educação e Sociedade. Com Doutoramento em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) segue a linha de pesquisa em História, Sociologia e Filosofia da Educação com perspectiva em Educação colonial em geral, focalizando em Alexandre de Gusmão (1629-1724) fundador do Seminário de Belém. Em 2008, obteve o título de Mestre em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba-SP. O núcleo de atuação no mestrado foi o de Educação, História, Filosofia e Ciências. Também possui Licenciatura em Filosofia pela Universidade Metodista de Piracicaba (2005). Além disso, atua com filosofia clássica, medieval, moderna e contemporânea e pesquisa história das religiões centrado no cristianismo e suas influências pagãs. Hoje participa dos seguintes grupos de pesquisa: do Núcleo de Pesquisa e Extensão Filosófica (NUPEF), do Curso de Filosofia da UFRB - BA; CRICA - Criar para crianças: núcleo de estudos das artes e culturas da e para a infância (UFRB - BA), responsável Dra. Paula Alice Baptista Borges; Estudos da Cultura e da Literatura Comparada da Unemat - MT, responsável Dr. Agnaldo R. da Silva; GEPETI (Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação, Tecnologia e Inovação, Unemat - MT), responsável Dra. Rebeca C. Moreira. Foi professor da rede Pública de São Paulo por mais de 13 anos, lecionando a disciplina de Filosofia. Lecionou na Universidade Metodista de Piracicaba - SP e na Universidade do Estadual de Mato Grosso-MT onde ocupava a cadeira de Filosofia e História da Educação. Também tem experiência em lecionar disciplinas sobre História da Filosofia, História da Educação, Filosofia da Educação, Metodologia de Pesquisa, Didática em Pesquisa, Pensamento e Linguagem, Psicologia e Teologia e Cultura. Atuou como pesquisador no Centro de Pesquisa e Referência de Direitos Humanos (CDRH) na cidade de Cáceres-MT, a coordenadora responsável na época era Dra. Edir Almeida. Também fez o pós-Doutorado na área de Estudos Literário, focalizando Literatura e Filosofia pela UNEMAT, seu Supervisor é o Doutor Agnaldo Silva. Hoje é Vice-Coordenador do Curso de Licenciatura em Filosofia da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.