Fechar
Notícias Grupo de pesquisa de Materiais Fotônicos (GMF) publica livro em inglês.
PUBLICAÇÃO

Grupo de pesquisa de Materiais Fotônicos (GMF) publica livro em inglês.

Publicado: Segunda, 22 Mai 2023 17:06 , Última Atualização: Terça, 23 Mai 2023 20:12 | Acessos: 228
imagem sem descrição.

O livro entitlulado: Europium Complex Combined with Naphtoquinone Lapachol – Synthesis,Caracterization and Pedagogical Proposal For Teaching, publicado pela editora Eliva Press, é resultado do Trabalho de Conclusão de Curso de Andrei Marcelino Sá Pires Silva no curso de Licenciatura em Química,  orientado pelo prof. Dr. Jorge Fernando Silva de Menezes do Grupo de pesquisa de Materiais Fotônicos (GMF) do Centro de Formação de Professores da UFRB.

Atualmente, Andrei é mestrando em Química pelo Programa de Pós-Graduação em Química da Universidade Estadual de Santa Cruz (PPGQUIM/UESC).

Resumo do LIVRO

Os Lantanídeos protagonizam uma crescente onda de estudos nos últimos anos em função de suas características peculiares que chamam atenção da indústria de nanotecnologia e optoeletrônica. Especificamente com relação ao desenvolvimento do país, a Química de Terras Raras assume um importante papel, correspondendo aos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) criados pela ONU, contribuindo em áreas como Energia acessível e limpa, Trabalho decente e crescimento econômico, e Indústria, Inovação e Infraestrutura. Todavia, apesar de sua relevância, a abordagem e discussão desse tema é muito superficial no processo de aprendizagem de alunos do Ensino Superior em cursos de Química, insuficiente para que os alunos consigam analisar e explorar o impacto das tecnologias oriundas desses elementos para a sociedade. Portanto, surge a necessidade de uma abordagem mais ampla e profunda na área da educação, que acompanhe o nível de relevância das contribuições dos Lantanídeos para a tecnologia. Assim, este trabalho descreve a síntese, caracterização de um complexo à base de Európio combinado com a naftoquinona natural lapachol, obtida a partir da serragem de pau d’arco, bem como o desenvolvimento de uma proposta experimental contextualizada para o ensino de química inorgânica. Para a síntese, o lapachol foi extraído da serragem por extração ácido-base, usando NaCO3 e HCl, então combinado com o complexo precursor, Eu(DBM)3.2H2O. Foi caracterizado via cromatografia em camada delgada (CCD), Ponto de Fusão, Espectro de Infravermelho e UV-Vis. Já a proposta experimental, foi elaborada com base nos Três momentos pedagógicos de Delizoicov e na Experimentação Problematizadora. O complexo sintetizado apresentou a banda atribuída ao grupo carbonila (C1=O1) deslocada para um comprimento de onda menor causado pela coordenação de oxigênio ao metal, indicando uma combinação pelo ponto de coordenação indicado. No espectro UV-Vis, o complexo apresenta maior dependência do HDBM, dada sua afinidade por moléculas do grupo das β-dicetonas, reforçam sua maior aproximação na primeira esfera metálica, os primeiros vizinhos, influenciando fortemente as características de absorção do complexo final. Por fim, a proposta experimental foi avaliada por um grupo de participantes, que teceram considerações e deram sugestões para aprimoramento. As sugestões foram implementadas na proposta revisada, que recebeu avaliação 96% dos participantes da pesquisa e foi julgada como capaz de ser aplicada no ensino de Química Inorgânica.

e version page 0001