Fechar
Notícias Estudantes do curso de Licenciatura em Educação do Campo participam de estágio em ambiente não escolar em associação agroecológica
Estágio

Publicado: Quinta, 08 Dezembro 2022 14:11 , Última Atualização: Quinta, 08 Dezembro 2022 14:19 | Acessos: 320
As estagiárias acompanharam a realização de Feiras Agroecológicas em Salvador-BA com apoio Pedagógico da Orientadora de Estágio.
imagem sem descrição.

Anilvia Pedra, Fernanda Rezende e Jamille Assis, estudantes do curso de Licenciatura em Educação do Campo do Centro de Formação de Professores da UFRB tiveram a oportunidade de realizar estágio não escolar em associação agroecológica.

A Associação Agroecológica Jaqueira é uma entidade com sede no Município de Amargosa – BA. Sua missão é contribuir para a reconstrução do mundo melhor para os seres vivos. Atua de forma integrada nas áreas da Agroecologia Natural Comunitária, Economia Eco solidária, Saúde Integral, Educação do Campo, Cultura Popular e Ação Solidária.

A Associação possui certificação orgânica, tem em sua produção e comercialização de produtos agroecológicos, orgânicos e naturais o ato político de popularizar o consumo de uma alimentação saudável. O resultado do seu trabalho é compartilhado de forma justa e solidária, como os kits de alimentação e cota de consumo de produtos orgânicos, entre os envolvidos no processo (mulheres, jovens e homens).

Segundo as estudantes, as atividades desenvolvidas na associação estão para além da realização de feiras agroecológicas, como o plantio de árvores frutíferas e nativas; realização de campanhas socioambientais, por exemplo, conscientização da população e dos colaboradores quanto aos cuidados com o meio ambiente. A associação, também, realiza ações solidárias, como doação de agasalhos e alimentos agroecológicos para algumas famílias afetadas pelas enchentes do ano de 2021, buscando fortalecer as articulações e parcerias em redes agroecológicas nacionais e internacionais.

As estudantes, através do estágio em ambientes não escolares, vinculado ao curso de Licenciatura em Educação do Campo, tiveram a oportunidade de vivenciar experiências ecológicas e socioambientais na associação. Entre as atividades do estágio, inicialmente foram realizadas observações e análises do espaço para, em seguida, propostas intervenções e reflexões nos processos da Associação Jaqueira, tais como: travessia na área de produção, plantio, colheita, seleção dos produtos, organização e comercialização dos produtos.

Ao final do estágio supervisionado, as estudantes apresentaram em sala de aula à sistematização da experiência e o sentido do trabalho coletico, que neste caso, é representado pela Associação. Desta forma, as estudantes concluem que é preciso ressignificar a vida no campo com intervenção de ordem educativa para a comunidade, levando objetivos locais e sociais. Para além das diversidades de atividades, logística, organização e responsabilidade, a Associação planeja projetos de melhorias.

Para as estagiárias, o objetivo proposto foi alcançado e as experiências obtidas no estágio foram somados aos conhecimentos e habilidades adquiridas no curso de Licenciatura em Educação do Campo-Ciências Agrárias, conforme depoimentos:

“A experiência de estágio em espaço não-escolar, foi fantástica, cheia de novidades e surpresas”.  Jamille Assis.

“Me possibilitou uma melhor compreensão de diversos processos intensificados na teoria e prática para a minha formação profissional”.  Anilvia Pedra.

“Eu tive um outro olhar e compreendi que a Agroecologia é o principal objetivo de toda a estrutura da Associação Jaqueira, desde o plantio até a comercialização dos produtos, valorizando a alimentação saudável e livre de agrotóxicos.” Fernanda Rezende.

O estágio em ambiente não escolar buscou, também, incentivar os/as associados/as a adentrarem a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, para afirmar e potencializar suas ações em seu modo de vida na comunidade em que residem, na associação, na cooperativa, e dentre outras formas de organização.

Confira a íntegra do trabalho em: https://www.ufrb.edu.br/cfp/images/CFP/documentos/Documentos_UFRB/outros/Materia_Jaqueira_atual_pdf.pdf