Fechar
Notícias Processo Seletivo de Professor/a Supervisor/a Bolsistas para o Preenchimento de Vagas e Cadastro de Reserva para o PIBID na UFRB, Edição 2022/2024.
Inscrições até 08/10

Publicado: Segunda, 26 Setembro 2022 19:55 , Última Atualização: Quarta, 19 Outubro 2022 20:20 | Acessos: 495
imagem sem descrição.

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), através do Centro de Formação de Professores (CFP), torna público o EDITAL Nº 02/2022 de abertura do Processo Seletivo de Professor/a Supervisor/a Bolsistas para o Preenchimento de Vagas e Cadastro de Reserva para o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência na UFRB, Edição 2022/2024.

O objeto do presente edital é selecionar, no âmbito do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência na UFRB, Professores/as Supervisores/as para atuar no  subprojeto do curso de Licenciatura em Educação do Campo (LEdoC): Ciências Agrárias do CFP– UFRB, no subprojeto: “Universidade e Escolas do Campo: parceria para fortalecimento da iniciação à docência”. O PIBID tem por finalidade proporcionar a inserção no cotidiano das escolas públicas de educação básica para os/as discentes da primeira metade dos cursos de licenciatura, contribuindo para o aperfeiçoamento da formação de docentes em nível superior. Os/As Professores/as Supervisores/as no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência são docentes da escola de educação básica da rede pública de ensino que integra o projeto institucional de iniciação à docência, responsável por planejar, acompanhar e supervisionar as atividades dos/as estudantes de licenciatura nas escolas.

Poderão candidatar-se à Professor/a Supervisor/a, professores/as da Educação Básica, que atendam aos seguintes requisitos:

• Ser de naturalidade brasileira ou possuir visto permanente no país;
  • Estar em dia com as obrigações eleitorais;
  • Ser aprovado/a em processo seletivo realizado pela UFRB;
  • Possuir licenciatura e atuar em escola e modalidade de Educação do Campo;
  • Possuir experiência mínima de 2 (dois) anos no magistério na educação básica;
  • Ser professor/a na escola-campo previamente habilitada pela respectiva rede de ensino e estar atuando em sala de aula, preferencialmente, em componente curricular que dialoguecom concepções e princípios da Licenciatura em Educação do Campo com ênfase na área de conhecimento das Ciências Agrárias;
  • Declarar que possui disponibilidade de tempo necessário para realizar as atividades previstas para sua atuação no projeto;
  • Firmar termo de compromisso com a CAPES, cujo formulário será gerado no Sistema de controle de bolsas e auxílios (SCBA-CAPES);
  • Cadastrar e manter atualizado currículo na Plataforma CAPES de Educação Básica, disponível no endereço eletrônico https://eb.capes.gov.br/portal/, que será utilizado para fins de comprovação dos requisitos para concessão das bolsas.
  • As atividades pertinentes ao subprojeto do curso de Licenciatura em Educação do Campo – Ciências Agrárias do CFP– UFRB serão realizadas nas escolas-campo, que ofertam o Ensino Fundamental, e/ou Ensino Médio e/ou o Ensino Profissional, localizadas, preferencialmente, no munícipio de Amargosa e que foram previamente habilitadas pelas respectivas redes de ensino.

As inscrições dos/as candidatos/as serão realizadas no período de 30/09/2022 a 08/10/2022.

O edital completo e maiores informações estão disponíveis no endereço eletrônico: https://www.ufrb.edu.br/pibid/editais-pibid-2022/educacao-do-campo-ciencias-agrarias