Fechar
Notícias Processo Seletivo de Estudantes Bolsistas para o Preenchimento de Vagas e Cadastro de Reserva para o PIBID na UFRB, Edição 2022/2024.
Inscrições até 01/10/2022

Publicado: Segunda, 26 Setembro 2022 19:33 , Última Atualização: Quarta, 19 Outubro 2022 20:21 | Acessos: 493
imagem sem descrição.

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), através do Centro de Formação de Professores (CFP), torna público o EDITAL Nº 01/2022 de abertura do processo seletivo de Estudantes Bolsistas para o Preenchimento de Vagas e Cadastro de Reserva para o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência na UFRB, Edição 2022/2024.

O objeto do  edital é selecionar, no âmbito do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência na UFRB, estudantes do curso de Licenciatura em Educação do Campo – Ciências Agrárias do CFP/UFRB para atuar no subprojeto: “Universidade e Escolas do Campo: parceria para fortalecimento da iniciação à docência”. O PIBID tem por finalidade proporcionar a inserção no cotidiano das escolas públicas de educação básica para os/as discentes da primeira metade dos cursos de licenciatura, contribuindo para o aperfeiçoamento da formação de docentes em nível superior. Os/As estudantes bolsistas no PIBID são discentes que, ao ingressar no programa, tenham concluído no máximo 60% da carga horária regimental do curso de Licenciatura em Educação do Campo (LEdoC): Ciências Agrárias do CFP– UFRB.

Poderão candidatar-se ao Programa de Iniciação à Docência, seja para bolsistas ou voluntários, estudantes do curso de estudantes do curso de Licenciatura em Educação do Campo – Ciências Agrárias do CFP/UFRB, e que

• atendam aos seguintes requisitos:Estar regularmente matriculado/a em curso de licenciatura da UFRB, na área do  subprojeto;
  • Ter concluído no máximo 60% da carga horária regimental do curso de licenciatura ao ingressar no programa;2.1.3. Ser aprovado/a em processo seletivo realizado pela UFRB;
  • Dedicar pelo menos a carga horária mínima de 32 (trinta e duas horas) mensais para as atividades do PIBID;
  • Possuir bom desempenho acadêmico, evidenciado pelo histórico escolar, consoante as normas da UFRB;
  • Firmar termo de compromisso por meio de sistema eletrônico próprio da CAPES;
  • Estar cadastrado e manter atualizado o currículo na Plataforma CAPES de Educação Básica, disponível no endereço eletrônico http://eb.capes.gov.br, que será utilizado na verificação dos requisitos para participação no programa;
  • Estar em dia com as obrigações eleitorais.
  • O/A discente que possuir vínculo empregatício ou estiver realizando estágio remunerado poderá ser bolsista do PIBID, desde que não possua relação de trabalho com a UFRB.
  • No caso de estudantes da Licenciatura em Educação do Campo, dadas as especificidades territoriais onde se localizam as escolas do campo, admitir-se-á o vínculo empregatício ou estágio remunerado com a escola na qual serão desenvolvidas as atividades do subprojeto, desde que comprove documentalmente que a carga horária semanal de trabalho não comprometa as 32 horas mensais a serem dedicadas ao PIBID.
  • As atividades pertinentes ao subprojeto do curso de Licenciatura em Educação do Campo – Ciências Agrárias do CFP– UFRB serão realizadas nas escolas-campo, que
    ofertam o Ensino Fundamental, e/ou Ensino Médio e/ou o Ensino Profissional, localizadas, preferencialmente, no munícipio de Amargosa e que foram previamente habilitadas pelas respectivas redes de ensino.

As inscrições dos/as candidatos/as serão realizadas no período de 26/09/2022 a 01/10/2022.

O edital completo e maiores informações estão disponíveis no endereço eletrônico: https://www.ufrb.edu.br/pibid/editais-pibid-2022/educacao-do-campo-ciencias-agrarias