Notícias Alunos não dão importância a prova', diz secretária de Apuarema (BA)

Alunos não dão importância a prova', diz secretária de Apuarema (BA)

Publicado: Quarta, 07 Julho 2010 09:51 , Última Atualização: Quinta, 26 Março 2015 13:45 | Acessos: 2310

Cidade teve pior nota do Ideb nos anos iniciais do ensino fundamental. Prefeito disse que realizará análise para identificar problema

A rede pública de ensino do município de Apuarema (BA) teve a menor nota no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) nos anos iniciais do ensino fundamental. O município atingiu pontuação de 0,5 - numa escala de zero a dez. A meta era 2,6. Em 2005, o município teve 2,1 e, em 2007, teve 2,7. A secretária municipal de Educação, Zaira Dias dos Santos Silva, disse ao G1 que a Prova Brasil -- que compõe o índice -- não é vista com importância pelos alunos, por isso o desempenho foi tão baixo. A Prova Brasil avalia as habilidades dos estudantes em língua portuguesa, com foco em leitura, e em matemática, com foco na resolução de problemas. As médias de desempenho no exame e o rendimento escolar (taxas de aprovação, reprovação e abandono) formam o Ideb. Os dados, calculados a cada dois anos, foram divulgados pelo Ministério da Educação (MEC) nesta segunda-feira (5).

Zaira afirmou que foi um "choque muito grande" receber o resultado. A secretária atribuiu o baixo desempenho à falta de conscientização dos alunos na hora de fazer a Prova Brasil. "Avisamos que a prova é importante porque avalia o ensino do município, que deve ser feita com carinho, mas muitos estudantes nem sequer leem o exame e respondem qualquer coisa." Apesar da constatação, Zaira afirmou que não  quer atribuir a culpa a alguém. "Existem muitos fatores que contribuem. Quem está no comando precisa fazer a diferença no ensino. O primeiro passo agora é fazer uma reunião geral com toda a equipe."

Em defesa do ensino no município, a secretária disse que a Prova Brasil não é uma avaliação capaz de representar a qualidade de ensino de toda a rede de educação de uma cidade. "Se alguém tivesse vindo no município e feito uma pesquisa pessoalmente com os alunos, teríamos outro resultado. Temos alunos muito bons." O prefeito de Apuarema (BA), Raimundo Pinheiro de Oliveira (PP), também disse ao G1 estar "surpreso" com o resultado do Ideb. "É inacreditável porque a educação melhorou. Ainda faremos uma análise para saber o que houve." Apuarema tem uma população estimada em 7.600 moradores, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O ensino infantil e fundamental da cidade reúne cerca de 2.000 alunos, segundo a secretária de Educação.

Resultados - No total, 5.404 municípios tiveram nota computada no Ideb nos anos iniciais, da 1ª à 4ª série (1º ao 5º ano), segundo os dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep). Cerca de 15% apresentaram rendimento abaixo da média. Nos anos finais, da 5ª à 8ª série (6º ao  9º ano) foram 5.450 municípios. Neste grupo, 24% dos municípios ficaram abaixo da meta estipulada para 2009. Parte dos municípios analisados pelo instituto ficou sem nota por não ter atingido quantidade suficiente de amostras para o cálculo. Entre os municípios com as piores notas no Ideb 2009 na 4ª série estão cinco cidades da Bahia, duas do Piauí, duas da Paraíba e uma do Pará.

Na 8ª série, as piores notas foram registradas em cinco cidades da Bahia, três do Rio Grande do Norte, duas de Alagoas, uma da Paraíba, uma do Maranhão e uma de Sergipe. A nota mais baixa foi de Jardim de Angicos, no Rio Grande do Norte, que teve 1,6. A meta do governo federal para a cidade em 2021 é 4,6, enquanto a do Brasil é 5,5. A Secretaria de Educação do Estado da Bahia informou que alguns municípios tiveram seus resultados comprometidos pelo não fornecimento dos dados do Censo Escolar 2009. Ainda segundo a secretaria, algumas escolas não aplicaram a Prova Brasil, no final de 2009, pois a maioria das redes municipais já havia encerrado o ano letivo. Rio Grande do Sul, Minas Gerais, São Paulo, Santa Catarina e Rio de Janeiro concentram os 20 municípios com as melhores notas no ensino fundamental. A melhor nota da 4ª série é de Dois Lajeados, no Rio Grande do Sul, com 7,3, e na 8ª série é de Jeriquara, em São Paulo, com 6,6.

Fonte: Portal G1

Error