Fechar
Notícias Dossiê temático: “Educação em Ciências para novos tempos: Perspectivas e debates Contemporâneos”
Publicação

Publicado: Quarta, 06 Abril 2022 13:39 , Última Atualização: Quarta, 06 Abril 2022 22:33 | Acessos: 742

Os professores Drª. Mara A. Alves da Silva (Centro de Formação de Professores da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia), Drª. Letícia dos Santos Pereira (Universidade Federal da Bahia) e Dr. Fredy Rámon Garay Garay (Universidade Catolica de Colombia) apresentam a todos os professores e pesquisadores da área de Ensino de Ciências e demais interessados o dossiê temático intitulado “Educação em Ciências para novos tempos: perspectivas e debates contemporâneos”, publicado na primeira edição do ano da Revista de Estudos em Educação e Diversidade –REED da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB).

Esse espaço de diálogo foi construído com a ajuda da comunidade de pesquisadores e pesquisadoras em Ensino de Ciências, respeitando as regionalidades brasileiras (Nordeste, Norte, Sudeste e Sul) e também transpondo as fronteiras nacionais com autores de outros países. Devido a amplitude dessa área, mostramos, ainda que parcialmente, a diversidade de temáticas e linhas de pesquisa existentes. Um agradecimento especial a todos/as os/as autores/as que colaboraram conosco e proporcionaram a difusão dos conhecimentos construídos em suas investigações/estudos da área de Ensino de Ciências. Destaco a contribuição dos pesquisadores do P3QUI (Grupo de Pesquisa, Ensino, Extensão em Educação Química e Ciências) do CFP/UFRB: ProfªDrª Fabiana Rodrigues dos Santos, Prof. Dr. Gil Luciano Guedes dos Santos, Prof. Dr. Rafael Moreira Siqueira (UFBA), Prof. Dr. José Gilberto da Silva e os discentes: Kelly de Santana Santana, Larissa da Fonseca Conceição e Viviane Silva Santos - responsáveis por fortalecer e dar visibilidade ao nosso grupo de pesquisa.

Os trabalhos apresentados neste dossiê versam sobre a construção do conhecimento científico tanto na educação básica quanto no ensino superior; tanto nos espaços formais quanto em outros diversos espaços potenciais para o ensino. Os textos apresentamos nos convidam para o debate em múltiplas trajetórias; abordando temáticas já consolidadas em nossa área, mas sem deixar de dialogar sobre a formação de professores e as questões curriculares frente aos desafios do contexto atual, marcado por discursos anticientíficos, preconceituosos e negacionistas.

Os artigos que compõem este dossiê se propõem a potencializar diálogos e discussões nos campos variados, complexos e amplos da Educação em Ciências. Devido ao atual contexto desta segunda década do século XXI, nunca a alfabetização científica foi tão importante, e as reflexões aqui apresentadas buscam indicar a importância da Ciência na contemporaneidade. Ficamos esperançosos em contribuir com o diálogo e que possamos catalisar reflexões, por meio dos artigos apresentados, sobre a importância das investigações da/na Educação em Ciências, principalmente, nos tempos atuais. Um agradecimento especial à Revista de Estudos em Educação e Diversidade (REED) por oportunizar a realização desse dossiê e também a todo/as o/as autores e autoras por colaborarem conosco para a concretização desse projeto, e por proporcionarem a difusão dos conhecimentos construídos em suas investigações/estudos da área de Ensino de Ciências.

Precisamos pontuar sobre o fato de estarmos sempre vigilantes para a importância dos conhecimentos científicos para a preservação da vida e da natureza, promovendo a sua articulação com o contexto social, político, cultural e econômico, ressonantes com uma educação científica capaz de formar pessoas (estudantes e professores) aptas para a tomada de decisão e conscientes sobre a importância da educação e, em especial, dispostas a fortalecer a área de Ensino de Ciências. Desejamos uma boa leitura e que os artigos apresentados contribuam para o surgimento de outras ações e reflexões sobre a escola e a Educação em Ciências.

Link da edição

Capa da Edição