Fechar
Notícias INFORME 03/2022
Comunicado

INFORME 03/2022

Publicado: Segunda, 04 Abril 2022 01:04 , Última Atualização: Segunda, 11 Abril 2022 12:29 | Acessos: 1303

Prezada Comunidade do CFP,

Dirigimo-nos a vocês com nossos cordiais cumprimentos e com o desejo de que estejam bem e com saúde!

Considerando os encaminhamentos contidos no Informe 02/2022, informamos que a Direção/Gestão do CFP já recebeu respostas às solicitações relativas às condições funcionais do pavilhão de aulas e avaliação sobre as condições do local em relação à segurança no trabalho e também já tomou algumas providências. Seguem listadas abaixo:

(i) relatório sobre as condições funcionais do pavilhão de aulas, feita pela CIMAM; Segue trecho final do e-mail da CIMAM:

Quanto às condições funcionais do Pavilhão de Aulas, considerando o momento, enfatizo nas questões de ruídos, movimentação de pessoal da obra, porém informe que será articulado isolamento das áreas de intervenções para melhor segurança.

Sendo assim, esta Coordenação responde a Direção deste centro na impossibilidade apenas do uso das salas interditadas, ficando a critério da direção avaliar a possibilidade ou não do uso do espaço físico, considerando que há transtornos sim, isentando apenas no turno noturno.

(ii) relatório da avaliação sobre as condições do local em relação à segurança e à saúde dos estudantes, servidores e colaboradores, feito pelo Núcleo de Gestão e Atenção à Saúde e Segurança do Trabalho (NUGASST); Segue trecho do relatório enviado:

A Área de Segurança do Trabalho sugeriu a Direção do CFP para adotar ações preventivas no tocante de evitar os riscos de acidentes em relação a reforma que está sendo realizada pela Empresa Ivan Construções no Pavilhão de Aulas em questão. As referidas ações no momento dizem respeito :

1 - A sinalização e placas de aviso no qual ficou delimitado o fluxo no acesso para os docentes, discentes, servidores administrativos e colaboradores, bem como o fluxo de acesso para os colaboradores da Empresa Ivan Construções em se tratando dos materiais, máquinas e equipamentos necessários ao funcionamento normal de suas atividades vinculados ao processo da reforma ;

2 - A necessidade da Empresa Ivan Construções de reforçar as luminárias evitando possíveis quedas;

3 - No momento da colocação do forro pela Empresa colaboradora será necessário o isolamento da área ; e

4 – A Direção do CFP adotará medidas administrativas (exemplos: Dias e Horários Alternativos) que julgar necessárias em comum acordo com a Empresa Ivan Construções para que não haja nenhum transtorno quando da realização das aulas presenciais no referido Pavilhão de Aulas.

CONSIDERAÇÕES FINAIS.

A Área de Segurança do Trabalho/NUGASST informa que se as referidas ações preventivas citadas forem adotadas pela Direção do CFP, concordamos que haverá condições de ter as aulas presenciais no Pavilhão de Aulas.

Ressaltamos que temos como objetivos maximizar ações preventivas e/ou corretivas no que tange as melhorias das condições de segurança evitando os riscos de acidentes.

(iii)  levantamento das salas observando as condições de segurança de trabalho e de atendimento seguindo o protocolo de biossegurança do covid-19. Foram conseguidos locais para todas as turmas do semestre presencial, conforme previsto no  Planejamento Acadêmico 2021.2, nos espaços do CFP: Pavilhão de Aulas, Modulares, Casa do Duca e Tecelendo.

(iv) a Direção/Gestão do CFP já está providenciando o atendimento às recomendações da CIMAM e NUGASST;

(v) a Gestão de Ensino e o Núcleo Acadêmico do CFP estão realizando alterações nas salas previamente agendadas no Planejamento Acadêmico 2021.2 atender a demanda após as matrículas;

Informa-se também que na Reunião de Conselho de Centro a ser realizada na quinta-feira, 07/04/2022, às 14h, de forma online, a Direção/Gestão apresentará a proposta para discussão e deliberação.

Atenciosamente,

Direção/ Gestão do CFP

 

Error