Notícias INFORME 02/2022

INFORME 02/2022

Publicado: Quinta, 31 Março 2022 03:26 , Última Atualização: Segunda, 11 Abril 2022 12:29 | Acessos: 2848

Prezada Comunidade do CFP,

Dirigimo-nos a vocês com nossos cordiais cumprimentos e com o desejo de que estejam bem e com saúde!

No dia 04 de janeiro do corrente ano, enviamos a toda comunidade do CFP (e também publicamos no site do CFP) o Informe nº 1/2022 (https://ufrb.edu.br/cfp/blog/1352-informe-01-2022), no qual damos ciência sobre a visita da Administração Central da UFRB (Reitor, Pró-Reitores e servidores ligados à construção e manutenção predial da UFRB) no nosso Centro no dia 20/12/2021 com o fito de avaliar e discutir estratégias para minimizar e/ou recuperar os danos ao espaço físico do CFP causados pelas fortes chuvas que atingiram Amargosa no final de 2021. Nessa ocasião, o encaminhamento dado demandava uma avaliação da Coordenadoria de Infraestrutura e Meio Ambiente (CIMAM) sobre os danos bem como sobre as formas para corrigi-los.

Dito isso, informamos que o início das obras de intervenção emergencial se deu no último dia 15 de março e tem a previsão de 100 dias para sua finalização. Em função disso, isto é, em função do período de abrangência da reforma, o qual coincide com parte do período letivo, a Direção do CFP, juntamente com sua Gerência Técnica, visitou o local das obras e constatou que pode haver riscos de segurança para a realização de aulas e outras atividades acadêmicas durante a execução dos reparos no pavilhão de aulas.  Diante disso, esta Direção deu início a algumas ações com vistas a minimizar os possíveis impactos dessa situação no planejamento acadêmico do semestre 2021.2, entre as quais listamos as que seguem:

(i)    solicitação de relatório (escrito) sobre as condições funcionais do pavilhão de aulas, feita à CIMAM;

(ii)    solicitação de uma avaliação sobre as condições do local em relação à segurança e à saúde dos estudantes, servidores e colaboradores, feita à PROGEP, especificamente ao Núcleo de Gestão e Atenção à Saúde e Segurança do Trabalho (NUGASST);

(iii)    realização de reunião com as coordenações de curso com o objetivo de dar ciência sobre a situação do pavilhão de aulas bem como discutir/propor possíveis ações e estratégias com vistas a minimizar os impactos sobre o planejamento acadêmico.

Da reunião com os/as coordenadores/as e vice-coordenadores/as de curso, extrairmos os seguintes encaminhamentos:

(i)    a Direção, juntamente com a Gerência Técnica e Gestão de Ensino, fará o levantamento dos possíveis locais que poderão ter aula no CFP;

(ii)    os Colegiados farão reuniões para discutir a questão;

(iii)    o Conselho Diretor, em reunião ampliada a ser realizada no dia 07 de abril, fará análise da situação e procederá deliberações.

Neste contexto, ressaltamos a extrema importância da participação da comunidade acadêmica nos espaços de discussões e deliberações, sempre com o objetivo de mantermos uma discussão participativa, democrática, respeitosa e coesa com os interesses do Centro, resguardando, portanto, os direitos dos servidores, colaboradores e discentes que garantam as condições de trabalho, de ensino, de pesquisa e de extensão.

Atenciosamente,

Gestão/Direção do CFP