Notícias Comunicado sobre aprovação de projeto de pesquisa pelo CNPq
Projeto de Pesquisa

Comunicado sobre aprovação de projeto de pesquisa pelo CNPq

Publicado: Quarta, 23 Março 2022 17:10 , Última Atualização: Domingo, 27 Março 2022 00:06 | Acessos: 653

IMG 20220323 WA0003Em 15 de março de 2022, a Diretoria do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) dispôs de comunicado que trata da aprovação e concessão de auxílio financeiro para custeio, equipamentos e bolsas de iniciação científica ao projeto de pesquisa intitulado: “SUSTENTABILIDADE, EDUCAÇÃO DO CAMPO E AGROECOLOGIA: organização sócio-produtiva e processos formativos em assentamentos rurais na Bahia, no Paraná e em Santa Catarina”.

A proposta apresentada à Chamada CNPq/MCTI/FNDCT Nº 18/2021 – Faixa B – Grupos Consolidados, é coordenada pelo Prof. Dr. Alex Verdério e pela profa. Dra. JanaineZdebski da Silva, tem caráter interinstitucional e interdisciplinar, mantém fortes vínculos com a Educação Básica e articula pesquisadoras e pesquisadores do Centro de Formação de Professores (CFP) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) na Bahia; da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE) e da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) no Paraná; e da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em Santa Catarina.

O projeto de pesquisa aprovado pelo CNPq, será desenvolvido no período de 36 meses e tem por objetivo impulsionar a investigação, produção e divulgação científica, por meio da pesquisa básica na área de Tecnologias para o Desenvolvimento Sustentável, aprofundando a compreensão sobre a relação Educação do Campo e Agroecologia no delineamento de estratégias produtivas e educativas no contexto de assentamentos rurais. O lócus da pesquisa abarca as práticas inovadoras nos agroecossistemas da Escola Técnica de Agroecologia Luana Carvalho na Bahia, do Colégio Estadual do Campo Iraci Salete Strozak no Paraná e da Escola Vinte e Cinco de Maio em Santa Catarina.

No âmbito do CFP-UFRB, a investigação coloca-se como potencial na articulação junto ao curso de Licenciatura em Educação do Campo – Ciências Agrárias, ao curso de Tecnologia em Agroecologia e ao Programa de Pós-Graduação em Educação do Campo (PPGEDUCAMPO) – Mestrado Profissional em Educação do Campo.

Tendo como espaço de sua efetivação o Grupo de Pesquisa em Educação do Campo, Agroecologia e Movimentos Sociais (GECA-UFRB) que mediará a interlocução no Núcleo de Educação do Campo, Desenvolvimento Territorial e Agroecologia (NUCAMPO-CFP-UFRB), a realização do projeto de pesquisa intensificará a articulação da UFRB com a Educação Básica do Campo, tendo por referência a relação entre Educação do Campo e Agroecologia.

Error