Fechar
Notícias UFRB divulga inscrições para seleção de Estudantes e Professores da Educação Básica para o Residência Pedagógica - Subprojeto Alfabetização - Pedagogia

Publicado: Segunda, 29 Junho 2020 21:21 , Última Atualização: Segunda, 29 Junho 2020 21:29 | Acessos: 1065

O Programa de Residência Pedagógica é uma das ações que integram a Política Nacional de Formação de Professores e tem por objetivo induzir o aperfeiçoamento da formação prática nos cursos de licenciatura, promovendo a imersão do licenciando na escola de educação básica, a partir da segunda metade de seu curso. Essa imersão deve contemplar, entre outras atividades, regência de sala de aula e intervenção pedagógica, acompanhadas por um professor Preceptor da escola com experiência na área de ensino do licenciando e orientada por um docente da Universidade. A Residência Pedagógica tem como premissas básicas o entendimento de que a formação de professores nos cursos de licenciatura deve assegurar aos seus egressos, habilidades e competências que lhes permitam realizar um ensino de qualidade nas escolas de educação básica.

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), por meio do Centro de Formação de Professores (CFP), torna pública a abertura de processo seletivo para Estudantes e Professores da Educação Básica no Residência Pedagógica, Subprojeto da área Alfabetização. São ofertadas 24 vagas para estudantes bolsistas e 06 vagas para estudantes voluntários, estudantes do curso de Pedagogia do CFP/UFRB. Além disso, são ofertadas 04 vagas para Professores da Educação Básica (Preceptores) atuantes nas escolas séries iniciais das escolas municipais de Amargosa.

Devido as medidas de proteção em relação ao COVID-19, o candidato deverá realizar a inscrição mediante o preenchimento do formulário online e anexo dos documentos exigidos e envia-los para o endereço: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

As inscrições acontecerão entre os dias 30/06/2020 a 06/07/2020. O início das atividades está previsto para agosto de 2020.

As bolsas terão vigência de 18 meses e são destinadas a auxiliar a execução das atividades do programa. O valor mensal individual da bolsa para Estudantes será de R$ 400,00. Para Professores da Educação Básica será de R$ 765,00.

Confira os editais:

Edital Nº 01/2020 para Preceptores