Notícias NOTA DO CONSELHO DIRETOR DO CENTRO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES

NOTA DO CONSELHO DIRETOR DO CENTRO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES

Publicado: Quarta, 24 Junho 2020 19:04 , Última Atualização: Quarta, 24 Junho 2020 19:04 | Acessos: 466

O Conselho Diretor do Centro de Formação de Professores, que agrega representantes de todas as categorias desse Centro, vem a público manifestar seu entendimento de que os professores e professoras substitutos e substitutas, embora não façam parte do quadro permanente desta universidade, são colaboradores essenciais para o desenvolvimento das atividades acadêmicas. Mesmo que nosso calendário acadêmico esteja suspenso por conta da CoVid-19, temos todos trabalhado de forma remota e intensa no sentido de criar alternativas para o retorno das aulas presenciais e manutenção/reformulação dos planejamentos pedagógicos. A situação inédita pela qual estamos passando tornou o planejamento de ensino, dentre outras atividades, ainda mais relevante. Os professores que neste momento estão impedidos de desempenhar parte da atividade de ensino, a presença em sala de aula, não têm se poupado de desempenhar a outra parte igualmente importante que diz respeito ao planejamento e a participação em reuniões de Colegiados, Áreas, Centro, grupos de pesquisas e extensão, bem como, tem estabelecido contato com os estudantes matriculados em suas turmas buscando manter o vínculo professor-estudante, mesmo sem contabilizar este momento como período letivo. Todas as esferas da UFRB, do CFP e dos Colegiados têm pautado direta ou indiretamente soluções para o grave problema que estamos vivendo.
As ações desenvolvidas neste momento de suspensão das aulas presenciais, tem demonstrado que a experiência e presença destes profissionais substitutos é importante para somar forças na construção de um plano de ação para os próximos períodos, para construir estratégias de diminuição da evasão de estudantes neste período, e ainda para que possam acessar possíveis processos de formação docente necessários para dar conta das atividades de ensino nos momentos em que as aulas provavelmente não poderão se dar de forma totalmente presencial na UFRB.
No momento em que mais precisamos, não podemos promover a fuga de “cérebros” de nossa instituição. Acreditamos na busca de uma solução institucional para esse problema, ao tempo em que nos colocamos à disposição para pensarmos juntos nela. Reafirmamos que a continuidade dos contratos será necessária para proposição das atividades de trabalho remoto.

Presidente do Conselho Diretor
CFP/UFRB