Notícias Viver CFP: sucesso da semana de planejamento 2020

Viver CFP: sucesso da semana de planejamento 2020

Publicado: Quinta, 26 Março 2020 19:51 , Última Atualização: Quinta, 26 Março 2020 19:51 | Acessos: 599

O Centro de Formação de Professores (CFP) promoveu de 9 a 13 de março de 2020, o "Viver CFP: Semana de Planejamento 2020", encontro promovido pela Direção e Gestão do CFP, com colaboração do Conselho Diretor do Centro, discentes, demais docentes, servidores técnico-administrativos e terceirizados para refletir sobre a história, o cotidiano, a missão e o futuro do CFP. Registrou, ao longo dos cinco dias de evento, mais de 2300 participações.

A abertura teve a presença de quase 500 pessoas, sendo a mesa composta por representantes dos diferentes segmentos do CFP e da UFRB e da Profª. Sheila M. Tranzilo, dirigente municipal de Educação de Planaltino e coordenadora do Fórum de Dirigentes Municipais de Educação do Território de Identidade do Vale do Jiquiriçá – EDUCAVALE. Destaca-se a presença do Prof. Renê Silva, dirigente municipal de Educação de Nova Itarana e do Prof. Marcos Paiva, coordenador pedagógico de escola estadual de Itaetê e egresso do Mestrado em Educação do Campo do CFP/UFRB. Durante a abertura, também foi exibido um vídeo com egressos dos cursos de graduação do CFP, em que destacaram a importância do Centro para sua formação e atuação profissional docente. Por fim, uma mesa redonda composta pelo Magnífico Reitor da UFRB, Prof. Dr. Fábio Josué S. dos Santos, Profª. Íria Barbosa, egressa do curso de licenciatura em Pedagogia do CFP, Prof. Dr. Djeissom Ribeiro, primeiro diretor pró-tempore do CFP e da Diretora do CFP, Profª. Drª. Creuza Silva. Destaca-se nas falas o histórico de lutas para a criação do CFP e a necessidade da comunidade do Vale do Jiquiriçá encabeçar a luta para sua manutenção e seu crescimento. Também foi destacado o momento ímpar para o CFP com a realização da atividade proposta.

O evento prosseguiu com grupos de trabalho abordando temas relacionados ao ensino, à pesquisa, extensão, pós-graduação, gestão e infraestrutura e às ações de permanência no CFP e em Amargosa. Problemas e possíveis soluções foram debatidos e apresentados nas plenárias. Os pró-reitores e membros da equipe de duas pró-reitorias (PPGCI e a PROEXT) estiveram presentes e contribuíram com os debates.

As atividades culturais também tiveram presentes na semana, com a exposição do servidor Evandro intitulada "Por que choras, passarinho?" e teve também som com a Banda Farinha de Guerra e o "Retórica das Canções: tragédia na poética MPB", com o Prof. Dr. Ricardo Andrade e os estudantes Vitor Ravel e Mari Akemi.

Por fim, no último dia, foi feito um balanço pela gestão e direção do CFP e, na sequência, uma discussão plenária sobre a importância deste evento, destacando seu sucesso e nas contribuições levantadas para pensarmos coletivamente o Centro. Mais detalhes sobre o evento: https://www.ufrb.edu.br/cfp/blog/1057-viver-cfp-2020-semana-de-planejamento-do-centro-de-formacao-de-professores-da-ufrb

Error