Fechar
Notícias Viver CFP 2020: Semana de Planejamento do Centro de Formação de Professores da UFRB

Publicado: Quarta, 04 Março 2020 14:22 , Última Atualização: Quarta, 04 Março 2020 14:22 | Acessos: 2666

À COMUNIDADE ACADÊMICA DO CENTRO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES

Prezados/as,

Na recente e significativa historia da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, coube a Amargosa sediar o Centro de Formação de Professores, o nosso CFP.  O CFP é ainda – e infelizmente – um dos poucos centros de ensino no País dedicado à formação de professores, o que nos coloca em um patamar de honraria, mas de imensos desafios, sobretudo frente aos processos de transformação que vivenciamos.

Com trajetória recente, a gestão 2019-2023, foi instigada a pensar o Centro de Formação de Professores de maneira integral, holística, de modo a promover, junto com seus/as agentes um processo mais global de reflexão, discussão, planejamento, gestão e proposição.  Neste sentido, estamos dando início ao Viver CFP 2020Semana de Planejamento do Centro de Formação de Professores da UFRB, composta por seis (6) grandes eixos dos quais emergiram 19 (dezenove) grupos de discussão que foram reunidos a partir de indicações da comunidade acadêmica.

Assim, na Semana de Planejamento do CFP, que ocorrerá de 09 a 13 de março de 2020, nas dependências do nosso Centro, a Direção do CFP convida e convoca toda a comunidade acadêmica para estar presente e direcionar suas atividades para que possamos, em meio a mudanças, tensões e esperanças, refletir sobre a história, o cotidiano, demandas e experiências na nossa nobre missão de formar professores no interior da Bahia.

Cada membro da comunidade do CFP e da comunidade externa realizará sua inscrição, escolhendo eixos e GTs. Cada membro deverá escolher mais de um GT para fomentar a discussão. Não há limite de inscrição por GTs, sendo que em cada período (turno) poderá participar de um GT, vez que acontecerão concomitantemente.

A programação dos GTs, está em anexo.

As inscrições poderão ser realizadas pelo link https://forms.gle/bP5px5dmHM4maQuv6

Metodologia dos Grupos de Trabalho:

A cada dia, os eixos são compostos por Grupos de Trabalho.

Momentos dos Eixos:
1º Momento (até 30 minutos): o/a Gestor/a do Eixo faz a abertura, apresentando a ideia do Eixo, os dados do relatório de gestão bem como os temas dos GTs serem discutidos.

2º Momento (até 1:30h): Os Grupos de Trabalho reúnem-se em Salas, o coordenador/a do GT abre a discussão e os presentes iniciam a discussão do tema,  buscando atentar prioritariamente os desafios, as possibilidades de superação dos problemas (apontando, também, a viabilidade da proposição), bem como experiências exitosas que podem ser adotadas.

3º Momento (até 1:30h):  Os Grupos de Trabalho voltam a se reunir e apresentam suas discussões, um a um, em tempo a ser delimitado a partir da quantidade de Grupos de Trabalho. O/a Gestor/a anima a discussão, direcionando os Grupos (e a Plenária do GT) a apresentar as prioridades a serem enfrentadas pela comunidade do CFP e, em especial, pela Gestão.

A participação de cada um/a é fundamental. Durante o Viver CFP 2020, na semana de 09 a 13 de março, as atividades acadêmicas deverão ser obrigatoriamente direcionadas para permitir a participação de todos/as nos Grupos de Trabalhos, palestras e encaminhamentos.

O evento será cadastrado e haverá emissão de certificados.

Abraços Fraternos

Atenciosamente,