Fechar
Extensão Atividades para a comunidade Projeto itinerante divulga o conhecimento nas escolas da região
Cultura

Projeto itinerante divulga o conhecimento nas escolas da região

Publicado: Segunda, 22 Janeiro 2024 14:54 , Última Atualização: Quarta, 06 Novembro 2024 17:33 | Acessos: 458

O projeto CFP na estrada é uma ação de divulgação do conhecimento científico e do Centro de Formação de Professores da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (CFP/UFRB) nas 20 cidades que compõe o Território Identidade do Vale do Jiquiriçá (Amargosa, Brejões, Cravolândia, Elísio Medrado, Irajuba, Itaquara, Itiruçu, Jaguaquara, Jiquiriçá, Lafayette Coutinho, Laje, Lajedo do Tabocal, Maracás, Milagres, Mutuípe, Nova Itarana, Planaltino, Santa Inês, São Miguel das Matas, Ubaíra.) e regiões próximas.

O projeto apresenta aos estudantes e a comunidade demonstrações práticas de experiências e as explicações teoricas dos seus resultados. O projeto contempla cinco estações:

Estação 01 – Ciência Mágica
Coordenador – Yuji Nascimento Watanabe

Descrição – O projeto “Ciência Mágica” tem como objetivo discutir a ciência e estimular o interesse dos alunos pelo aprendizado de Química. As apresentações realizadas são voltadas para estudantes do Ensino Básico por meio de experimentos práticos com a discussão dos aspectos teóricos envolvidos em cada reação. Para isso, são utilizados reagentes de baixa toxicidade, em pequenas quantidades, com geração mínima de resíduos, que são devidamente armazenados para depois serem tratados/descartados. Assim, como rressalta-se a importância de incentivar o aprendizado dos jovens, apontando que a parte prática também deve ser estimulada durante o processo de ensino e aprendizagem.

Estação 02 – História da Química
Coordenador – Gil Luciano Guedes dos Santos

Descrição - A exposição "História da Química" apresenta duas seções (a) Alquimia e (b) Exposição de instrumentos laboratoriais. Na seção (a) intitulada Alquimia, são abordados fatos histórico
sobre essa prática de caráter místico que floresceu durante a Idade Média reunindo ciência, arte e magia, bem como alguns personagens icônicos e importantes da época. Na seção (b), apresentamos a história da criação e a utilidade de algumas vidrarias e de equipamentos utilizados nas práticas laboratoriais.

Estação 03 – Experiências Matemáticas com materiais manipuláveis
Coordenador – Gilson Bispo de Jesus

Descrição - A exposição de “Experiências Matemáticas com Materiais Manipuláveis” contará com a apresentação de alguns modelos matemáticos como: Teorema de Pitágoras; Volume de Corpos Estranhos; Rigidez do Triângulo; Quadrado Mágico; Torre Hanoi; Geometria das Abelhas; dentre outros. Tem como objetivo mostrar por meio de materiais manipuláveis fatos matemáticos, a exemplo de: como calcular o volume de um corpo do qual se desconhece a fórmula (volume de corpos “estranhos”), o porquê da “escolha” das abelhas pelos formatos hexagonais para armazenar o mel, um quebra cabeça para mostrar a validade do Teorema de Pitágoras; ilustrar que o triângulo é o único polígono que é rígido; manipulações do Quadrado Mágico e da Torre Hanoi se envolver em um desafio intrigante. De uma maneira geral, falaremos do espaço que é o Laboratório de Matemática da UFRB e deixaremos expostos alguns quebra cabeças matemáticos (desafios) para os visitantes que quiserem manipular e se desafiar.

Estação 04 – Física Interativa
Coordenadores – Suellen Maria Valeriano Novais; Orahcio Felicio de Sousa; Douglas Vitoreti da Silva; Eider de Souza Silva.

Descrição - O projeto "Física Interativa" aborda conceitos de Física e Astronomia com uma linguagem acessível através de experimentos lúdicos. Os estudantes interagem através de desafios que abordam fenômenos de mecânica, óptica, fluidos e energia.

Estação 05 – Mundo Microscópico
Coordenadora – Fabiana Rodrigues dos Santos

Descrição - A exposição "Mundo Microscópico" tem por objetivo permitir a descoberta de um universo invisível ao olho desarmado. Diferentes células animais e vegetais, bem como insetos, poderão ser observados no microscópio de luz. A visualização poderá ser realizada em aumentos de até 1000 vezes, sendo possível, portanto, visualizar diferenças entre as células eucariontes e procariontes.

Para solicitar a visita do projeto em sua escola, acesse https://ufrb.edu.br/cfp/cfpnaestrada-solicitar-visita

Confira algumas imagens:

Precisa de Ajuda?
Web Rádio CFP