Na última quarta-feira (16), o Centro de Formação de Professores (CFP) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) comemorou 18 anos de sua fundação. O evento, organizado pela direção do centro com o apoio de servidores e terceirizados contou com uma programação diversificada nos turnos da manhã e da noite.
A programação teve início com a inauguração da "Galeria de Diretores(as)", no acesso à direção do centro. A galeria tem como objetivo homenagear os(as) docentes que ocuparam o cargo de diretor(a) desde a criação do CFP. Estiveram presentes no ato solene: o vice-reitor e ex-diretor do CFP, Dr. Fábio Josué dos Santos; o coordenador de Ensino de Pós-Graduação, Lucas Santos Cerqueira, representando a Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação, Criação e Inovação; a diretora do centro, Dra. Creuza Souza Silva; o vice-diretor, Dr. Fernando Henrique Tisque dos Santos; a gestora de Extensão, Dra. Carolina Filipaki de Carvalho; o gestor de Pesquisa, Dr. Leandro do Nascimento Diniz; o gerente técnico-administrativo, Josevando Santos Pereira; a chefe do Núcleo de Gestão Técnico-Administrativo, Tharisa Souza Almeida; e a chefe da Secretaria Administrativa, Karoline Nunes da Gama Souza.
Logo após, foi realizada uma mesa institucional com a presença vice-reitor e ex-diretor do CFP, Dr. Fábio Josué dos Santos; o coordenador de Ensino de Pós-Graduação, Lucas Santos Cerqueira, representando a Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação, Criação e Inovação; a diretora do centro, Dra. Creuza Souza Silva; o vice-diretor, Dr. Fernando Henrique Tisque dos Santos. Dr. Fábio Josué dos Santos destacou, em seu discurso, a implantação do CFP na cidade de Amargosa, as dificuldades superadas e os apoios recebidos, especialmente do então gestor municipal, Valmir Sampaio. Lucas Santos Cerqueira ressaltou os avanços do centro na oferta de cursos de pós-graduação stricto sensu e mencionou a possibilidade da futura criação de um programa de doutorado. Já Dra. Creuza Souza Silva enfatizou a importância do CFP na formação de novos professores e professoras, além de agradecer a colaboração dos servidores e terceirizados na organização do evento.
Durante a programação da manhã, também foram realizadas outras atividades importantes, como a cerimônia de premiação do I Concurso Cultural de Fotografias do CFP, o lançamento de livros físicos e digitais com a participação de autores(as), sorteios de brindes, encerrando com um coffee break para os presentes.
À noite, as celebrações continuaram sob a condução da diretora Creuza Souza e da servidora Josemary da Guarda, que recepcionaram os convidados e o público. Um dos destaques foi a apresentação da Banda Marcial FANESB, do Colégio Estadual Santa Bernadete, que abrilhantou a festividade com músicas e coreografias. Após a performance, houve o tradicional "parabéns" e a distribuição de lanche e bolo comemorativo. O público também prestigiou uma mesa de lançamento de livros com sessão de autógrafos de autores locais. A professora Carolina Filipaki de Carvalho agradeceu a participação dos inscritos no I Concurso Literário "Sou +CFP", seguida da leitura de dois trabalhos vencedores e entrega os prêmios das categorias. A noite foi encerrada com dinâmicas interativas e mais sorteios de brindes.
O evento celebrou a trajetória do CFP, reafirmando seu compromisso com a educação de qualidade e a valorização da cultura acadêmica e comunitária.
Confira as imagens:
Confira todas as imagens em: https://drive.google.com/drive/folders/1JZSeYjf8S7Bp9Tb7_8YcROF0Av-zquhv?usp=sharing