UFRB divulga anais do III Santo Amaro Afro: Culturas, Memórias, Tecnologias e Artes
A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) divulga a publicação dos anais do III Santo Amaro Afro, evento institucional realizado em 2018, com o apoio da Pró-Reitoria de Políticas Afirmativas e Assuntos Estudantis (PROPAAE), da Pró-Reitoria de Extensão (PROEXT) e do Centro de Linguagens, Culturas e Humanidades (CECULT).
O Santo Amaro Afro, como um evento anual de extensão, busca aproximar a comunidade acadêmica e local e emerge de reivindicações dos estudantes e dos santamarense por um espaço propício para a população negra dialogar e planejar coletivamente ações em prol de políticas afirmativas de igualdade racial e reparação social.
Em 2018, foi realizada a terceira edição do evento, com o tema Culturas, Memórias, Tecnologias e Artes, nos dias 4 e 5 de dezembro, no Colégio Estadual Polivalente de Santo Amaro e no pavilhão de aulas do CECULT. As atividades também tiveram a participação da comunidade acadêmica da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB) e do Instituto Federal da Bahia (IFBA).
Como evento acadêmico, o Santo Amaro Afro tem como objetivos fomentar discussões e reflexões quanto às políticas e práticas afirmativas e estimular produções acadêmicas comprometidas com as transformações sociais.
Resultado deste trabaho, o Caderno de Resumos é uma mostra dos diálogos, projetos e possibilidades de construção coletiva que foram socializados durante o evento e que se entrelaçam no propósito de promoção do empoderamento da população negra e reivindicação de políticas em prol da equidade étnica e social.
A versão digital dos anais está disponível para visualização e download no site do evento.