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19 anos da UFRB

UFRB completa 19 anos de compromisso com educação pública e de qualidade

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Quando foi criada em 29 de julho de 2005, por desmembramento da Escola de Agronomia da Universidade Federal da Bahia (UFBA), a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) já nascia com a missão de ser referência em educação pública, gratuita e de qualidade na região do Recôncavo baiano e em todo o país. Em 2024, ao completar 19 anos, a UFRB reafirma esse compromisso, que é demonstrado por meio de políticas de acesso e permanência, ampliação de oferta de vagas, criação de novos cursos, além de índices respeitáveis nos quesitos de reconhecimento de ensino de graduação e de pós-graduação e ações de pesquisa, cultura e extensão.

Presente em sete cidades do Recôncavo, Portal do Sertão e Vale do Jiquiriçá, a UFRB possui 7 Centros de Ensino: Centro de Formação de Professores (CFP), em Amargosa; Centro de Artes, Humanidades e Letras CAHL, em Cachoeira e São Félix; Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas (CCAAB) e Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas (CETEC), em Cruz das Almas; Centro de Ciências da Saúde (CCS), em Santo Antônio de Jesus; Centro de Ciência e Tecnologia em Energia e Sustentabilidade (CETENS), em Feira de Santana; e Centro de Cultura, Linguagens e Tecnologias Aplicadas (CECULT), em Santo Amaro da Purificação. Neles, já foram formados(as) 14362 profissionais.

No ensino, a UFRB dispõe de 63 cursos de graduação, entre licenciaturas, bacharelados e tecnológicos, presenciais e a distância, além de 24 stricto sensu e sete cursos lato sensu. Na graduação, alguns cursos obtiveram conceito máximo em recentes avaliações feitas pelo  Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), vinculado ao Ministério da Educação(MEC), a exemplo de  Engenharia de Materiais, do CETENS; Tecnólogo de Políticas e Gestão Cultural e Tecnológico em Artes do Espetáculo, do CECULT; e Psicologia, do CCS.  Já a Instituição, obteve conceito 4 pela avaliação do INEP, que considera e avalia dimensões como infraestrutura, corpo docente, projeto pedagógico, desempenho do estudante, entre outros fatores. 

Além do desempenho nas avaliações externas, a qualidade do ensino da UFRB também pode ser constatada pelas premiações e destaques em eventos nacionais e internacionais recebidos por estudantes e servidores(as), como o inédito prêmio no 46º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação (INTERCOM) e o reconhecimento do professor Guilherme Fernandes como liderança emergente no mesmo evento; a monografia da estudante de Engenharia de Produção Andressa Clara premiada no  maior evento nacional da área; a menção honrosa, pela Sociedade Brasileira de Física, recebida pela professora do curso de Física Rogelma Ferreira; e a escolha dos(as) professores(as) Felipe Andrade Torres, André Luiz Carvalho Ottoni e Andrea Rebouças Rocha como vencedores de premiação acadêmica da UFBA, entre outros.

Na pesquisa, professores(as) da UFRB também são destaque. No último ano, aumentou o número deles(as) no ranking de pesquisadores mais influentes internacionalmente. Projetos institucionais também foram selecionados para serem executados fora do país, como a pesquisa do professor Kléber Amâncio sobre a obra de de Arthur Timótheo da Costao “Projeto Imagens do Atlântico Sul e do Índico: experiências estéticas oceânicas", contemplado no Programa PROBRAL Brasil - Alemanha, da CAPES, e a pesquisa da doutoranda Geovana Paim para testar método de estimativa da evapotranspiração, realizada em uma universidade alemã

Outro indicador da qualidade institucional é a internacionalização. Por isso, a UFRB vem buscando ampliar a parceria com instituições estrangeiras, como  a  Universidade Rovuma (UNIROVUMA), de Moçambique, e promovendo a participação de servidores e estudantes em eventos internacionais. 

A promoção de discussões e realização de ações sobre importantes pautas sociais também está na agenda da UFRB para tornar a Instituição um espaço cada vez mais sustentávelinclusivo, com uma cultura antirracista, que reconhece os saberes populares de figuras ilustres da comunidade e seguro, especialmente após a aprovação da política de enfrentamento aos assedios e discriminações

Ser um espaço gratuito e público, porém, vai além das condições de acesso: implica em oferecer meios para que estudantes consigam permanecer na Universidade. Por isso, a Instituição tem cada vez mais se preocupado em ampliar a oferta de vagas e os valores de bolsas em programas de auxílios e permanência, reajustados recentemente. 

A preocupação em ser público também significa buscar aproximação com a comunidade e, na UFRB, isso se dá por diversas frentes: seja por meio de projetos e ações de extensão, fortemente inseridos nos currículos da graduação, com propostas extensionistas selecionadas em editais de fomento —“Escola Quilombo”, SPBC vai às Escolas”, Segundo Tempo e “Musicais da Rádio Educadora FM” são alguns exemplos; seja pelas parcerias firmadas; ou ainda, pela promoção de eventos já consolidados como o Fórum de LicenciaturasFórum Pró-Igualdade Racial e Inclusão Social do Recôncavo e Reunião Anual de Ciência, Tecnologia, Inovação e Cultura do Recôncavo da Bahia (RECONCITEC) ou de ações de prestação de serviço público e culturais, como ocorreu no Festival de Maragogipinho ou na Feira Literária de Cruz das Almas. O fortalecimento e valorização da cultura do estado, aliás, é um ponto importante da agenda institucional. Em abril de 2024,  a UFRB  aprovou o Plano de Cultura da UFRB, o primeiro universitário da Bahia, um importante marco em sua história.

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