Tese de Doutorado orientada por docentes do CCAAB/UFRB é aprovada com mérito distinção na Universidade de Évora, Portugal
A Doutora EDVANDA SILVA ROCHA REIS, ex-aluna do Centro de Ciência Agrárias, Ambientais e Biológicas/Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (CAAB/UFRB) - atualmente Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano, campus Senhor do Bonfim -, realizou seu curso de doutorado na Universidade de Évora (UE), Portugal, que, para esse propósito, firmou acordo de cooperação técnica com a UFRB. A parte teórica do curso foi realizada na UE, sob orientação do Professor Dr. Gottlieb Basch; a pesquisa (tese) foi realizada no Brasil, na Fazenda Poço das Pedras, localizada no Município de Rio Real, Litoral Norte do Estado da Bahia, sob orientação compartilhada entre o Professor Emérito Joelito de Oliveira Rezende e o Professor Luciano da Silva Souza.
No início dos trabalhos, o Professor Gottlieb Basch visitou a UFRB e às áreas experimentais. Desde então, estabeleceu-se uma relação de amizade e companheirismo solidário, envolvendo a orientada e os três orientadores. Na condição de orientador vinculado à Universidade de Évora, coube a ele, inclusive, a palavra final quanto à revisão do texto e cuidado quanto às normas institucionais, feitos com rigor e elevado espírito profissional.
No dia 03/04/2018, Doutora Edvanda concluiu seus estudos, sendo aprovada com DISTINÇÃO quando da defesa da tese intitulada Influência do Preparo do Solo e do Sistema de Plantio no Crescimento, Produtividade e Eficiência Produtiva de Pomares Cítricos em Solo Coeso de Tabuleiro Costeiro do Estado da Bahia, Brasil.
O Júri (banca examinadora), presidido pela Doutora Ofélia Pereira Bento (Professora Associada da UE) contou com as participações dos seguintes Doutores: Gottlieb Basch e João Manuel Mota Barroso (Professores Associado da UE), Amílcar Manuel Marreiros Duarte (Professor Auxiliar da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade do Algarve), Carlos Alberto de Jesus Alexandre (Professor Auxiliar da UE) e António Maria dos Santos Ramos (Professor Coordenador, do Instituto Politécnico de Castelo Branco).
Na Universidade de Évora, a aprovação com o nível de mérito DISTINÇÃO é um reconhecimento à "Qualidade elevada na vertente científica, tecnológica, ou artística, e com contribuições de relevância para o respetivo domínio do conhecimento" (Edital anexo). Concluiu-se assim, exitosamente, mais uma etapa do projeto de pesquisa sobre "plantio direto" dos citros nos Tabuleiros Costeiros.
Fonte texto e imagens: Joelito de Oliveira Rezende (Professor Emérito da UFRB/CCAAB)