Alunos e egressos da UFRB realizam homenagem a precursora da permacultura no Brasil (Marsha Hanzi)

Publicado: Quarta, 15 Fevereiro 2017 11:29

Alunos e ex alunos da UFRB junto ao professor Daniel Melo coordenador do projeto ORGÂNICOS: Sabor sem veneno durante os anos de 2012 e 2013 irão homenagear a suíça Marsha Hanzi durante o I SIMPÓSIO DE AGRICULTURA ECOLÓGICA DA BAHIA, evento que acontecerá nos dias 25 e 26 de maio no anfiteatro da reitoria.

Precursora da Permacultura no Brasil, Marsha é a fundadora do Instituto de Permacultura da Bahia, em 1992, além de possuir vasta experiência em sistemas agroflorestais e agricultura sustentável. A suíça que hoje já pode se considerar uma brasileira nata também idealizou o projeto de policultura no semi-árido, onde hoje atua com mais de mil famílias na região de Irecê.
Proprietária do Marizá Epicentro de cultura e agroecologia, Marsha tem buscado desde 2002 no sertão da Bahia soluções agrícolas para o planeta transformando 19 hectares de areia em um belo jardim como gosta de chamar seu pequeno pedaço do paraíso onde produz alimentos e cria animais de forma sustentável usando técnicas de permacultura e agroecologia, além de usar seu espaço como laboratório ao ar livre para formar centenas de estudantes do mundo inteiro ávidos por conhecimentos. Hoje o solo que a 15 anos atrás era praticamente estéril Marsha transformou em solo rico e produtivo, onde plantando de tudo dá, além de abrigar uma fauna com mais de 60 espécies de pássaros.

Pela sua trajetoria no Brasil os alunos graduados em agroecologia da UFRB farão uma justa e merecida homenagem a quem tem dedicado a vida a produção de base agroecológica.

Na oportunidade será oferecido o troféu Marsha Hanzi de agricultura ecológica ao melhor trabalho técnico-científico apresentado no SIMPÓSIO.