Professor José Arlindo Pereira destaca atuação do profissional da Engenharia de Pesca
No próximo dia 12 é comemorado o dia do Engenheiro de Pesca. Para falar sobre o assunto convidamos o Prof. José Arlindo Perreira do Curso de Engenharia de Pesca do CCAAB. Arlindo faz parte da primeira turma de Engenheiros de Pesca formados no Brasil e nesta data ele completa 30 anos de conclusão de curso.
Na entrevista, Arlindo destaca especialmente a importância do profissional de Pesca visando a sustentabilidade dos recursos naturais.
1 – Professor Arlindo, como se insere o Engenheiro de Pesca no mercado global?
O profissional da Engenharia de Pesca se insere no envolvimento de todo o setor pesqueiro, não só nos recursos pesqueiros, mas também a nível de exploração, na preservação e seleção das espécies ao seu cultivo.
2 – Qual segmento da Pesca encontra-se mais valorizado comercialmente?
Hoje o segmento que mais cresce no setor pesqueiro e no mundo é aqüicultura, mas no curso de pesca também damos ênfase a todos os processos, como o beneficiamento que agregar valor ao produto, valorizando o produto da pesca artesanal. Aqui na UFRB, por exemplo, nós temos a linha da tecnologia do pescado que é muita procurada por nossos alunos.
3 - Qual a mensagem que você deixe para os Engenheiros de Pesca nessa data?
A mensagem que eu deixo é que nossa profissão é uma profissão estratégica e que reúne todo setor produtivo do pescado que se trata de uma proteína nobre. Além disso, é uma profissão que pode contribuir muito com o Brasil, pois atuamos na área de meio ambiente e sempre buscamos a sustentabilidade como forma de unir o econômico, o social, e o ambiental.
O Profissional formado em Engenharia de Pesca deve ter uma formação generalista, humanista, crítica e reflexiva, apto ao aproveitamento e manejo dos recursos naturais aquáticos; ao cultivo e utilização sustentável da riqueza biológica dos mares, ambientes estuarinos e águas interiores; a pesca e ao beneficiamento do pescado; a ecologia e sustentabilidade ambiental. O curso tem duração de 10 semestres e é vinculado Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas - CCAAB