Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

Fórum mobiliza UFRB para o debate pró-igualdade racial

Publicado: Terça, 10 Janeiro 2012 13:32

Em 2011, a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), através da Pró-Reitoria de Políticas Afirmativas e Assuntos Estudantis (PROPAAE), comemorou a 5ª edição do Fórum Pró-Igualdade Racial e Inclusão Social do Recôncavo. O evento que ressalta a importância história, política e pedagógica da data 20 de novembro, Dia Nacional da Consciência Negra, mobilizou estudantes, professores e pesquisadores convidados em atividades nos quatro campi da UFRB.

Cada campus teve seu próprio tema acerca da data comemorativa. Em Cruz das Almas, a programação foi uma homenagem ao Ano Internacional do Afrodescendente. As atividades tiveram início no dia 07 de novembro, com uma roda de discussão sobre História e Cultura Afrobrasileira, Africana e Indígena, na Câmara de Vereadores. De 09 a 17 de novembro, o Cine Maniçoba e o PET Socioambiental exibiram curtas metragens relacionados com a temática e o filme “Eternidade”, nos pavilhões de aulas dos centros.

A abertura oficial do Fórum ocorreu no dia 18 de novembro, no auditório da Reitoria. “O mês de novembro coroa todo nosso processo de luta pela UFRB”, declarou o reitor Paulo Nacif durante a cerimônia. Já o Pró-Reitor de Políticas Afirmativas e Assuntos Estudantis, Ronaldo Barros, ressaltou a necessidade de um processo dialógico para fazer com que a sociedade brasileira e o Recôncavo avancem na questão racial. O evento seguiu com atrações culturais como Levy Emmanuel e Jacqueline Marisol, Omega Muleka e Mwewa Mwaba. E, para iniciar as discussões, teve a palestra do professor Carlos Eugenio Soares.

No campus de Santo Antônio de Jesus, o tema foi Cultura e Diversidade. “Todo dia é dia de negro, no entanto, 20 de novembro é fundamental para refletir ações para coibir a violência racial”, disse Barros na abertura das atividades, no dia 22 de novembro. Dando seguimento, uma palestra de Maria Inês Barbosa da Organização Mundial de Saúde e Humberto Brow da Universidade de Nova Iorque debateu sobre as relações de poder e a visão histórica de exclusão do negro. “Mais do que combater, temos que desconstruir o racismo”, observou a palestrante.

O campus de Cachoeira trouxe para a programação do Fórum o tema Cultura, Movimentos Sociais e Resistência e homenageou nomes como João Cândido Felisberto, que ficou conhecido como o Almirante Negro líder da Revolta da Chibata, e João Pequeno da Pastinha, grande mestre de Capoeira Angola. “Precisamos trazer à luz esses heróis e heroínas negros, contar a história sob nosso ponto de vista”, disse Hamilton Borges, do Quilombo Xis Ação Cultural Comunitária, um dos palestrantes convidados.

Em Amargosa, as atividades giraram em torno do tema Abdias do Nascimento: um protagonista negro no Brasil Contemporâneo. O campus recebeu palestrantes como a professora Carla Akotirene, do Fórum Nacional Juventude Negra; professora Lindinalva Barbosa, do Centro de Estudos Afro-Orientais (CEAO); e Robenilton Luz, da Rede Nacional de Negras e Negros LGBT – Rede Afro LGBT. O objetivo foi fomentar discussões sobre o negro e a educação, a sexualidade e os direitos humanos.

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página