Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página
UFRB APROVA PROPOSTAS NO AFIRMASUS

UFRB tem duas propostas aprovadas no Edital Nacional AfirmaSUS

Publicado: Sexta, 31 Outubro 2025 17:53

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) teve duas propostas aprovadas no resultado final do Edital Nacional AfirmaSUS, promovido pelo Ministério da Saúde, por meio da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES/MS). Na Bahia, a UFRB foi a única instituição de ensino superior a conquistar duas aprovações, consolidando seu compromisso com a promoção da equidade, da diversidade e da inclusão na formação em saúde.

As propostas aprovadas foram:

  • AfirmaSUS Recôncavo – sediada no campus de Santo Antônio de Jesus, classificada em 11º lugar nacional;
  • Raízes do Corpo e da Cura: Saberes Tradicionais e Saúde da População Negra – desenvolvida no campus de Amargosa, classificada em 31º lugar nacional.

O Programa Nacional de Apoio à Permanência, Diversidade e Visibilidade para Discentes na Área da Saúde (AfirmaSUS) tem como objetivo fortalecer ações de ensino, pesquisa, extensão e cultura que integrem saberes acadêmicos e populares, com recorte interseccional, intercultural e interprofissional, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). De acordo com o edital, o programa busca desenvolver estratégias de promoção da diversidade, combate às iniquidades e valorização dos territórios tradicionais e originários

Para concorrer nacionalmente, as propostas da UFRB foram previamente selecionadas em um edital interno coordenado pela Pró-Reitoria de Políticas Afirmativas e Assuntos Estudantis (PROPAAE), em parceria com a Pró-Reitoria de Graduação (PPGCI). O processo interno teve como objetivo fortalecer e institucionalizar a participação da universidade em políticas afirmativas nacionais, garantindo que as propostas submetidas estivessem alinhadas aos princípios de equidade e inclusão que orientam a UFRB.

Segundo Rafaela Lima, coordenadora de Políticas Afirmativas, “o resultado reafirma o papel da UFRB como referência nacional em políticas afirmativas e na formação de profissionais comprometidos com a transformação social e a justiça racial no SUS”.

Ao todo, o Ministério da Saúde selecionou 124 projetos de Instituições de Ensino Superior públicas de todas as regiões do país. A conquista da UFRB reforça sua presença estratégica entre as universidades públicas que mais contribuem para o fortalecimento da educação comprometida com a diversidade, inclusão e com os direitos humanos.

 

O resultado pode ser acesso em: https://www.gov.br/saude/pt-br/acesso-a-informacao/participacao-social/chamamentos-publicos/2025/chamamento-publico-no-13-2025-sgtes/resultado-final-do-edital-programa-afirmasus.pdf

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página