Coordenadoras da PROPAE participaram do FONAPRACE Norte-Nordeste e reforçam importância do diálogo regional sobre Assistência Estudantil e Ações Afirmativas
As coordenadoras da Pró-Reitoria de Políticas Afirmativas e Assistência Estudantil (PROPAAE) Ariane Mendes (CAE), Rafaela Lima (COPAF) participaram nos dias 7, 8 e 9 de maio de 2025 do Encontro do FONAPRACE Norte-Nordeste, realizado na Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), em Santarém. O evento reuniu representantes de diversas instituições federais de ensino superior das regiões Norte e Nordeste, com o propósito de fortalecer o diálogo sobre as políticas de assistência estudantil e fomentar ações que prom ovam equidade no acesso e permanência dos estudantes no ensino superior.
Durante os dias de encontro, os debates giraram em torno dos desafios contemporâneos enfrentados pela Assistência Estudantil, com ênfase nas especificidades socioeconômicas e culturais das duas regiões. As coordenadoras da PROPAAE destacaram a importância estratégica de espaços como o FONAPRACE para a construção de soluções conjuntas entre regiões que, embora geograficamente distintas, compartilham desigualdades históricas e estruturais semelhantes.
Outro ponto de destaque nas discussões foi a urgência de ampliação da política de cotas no ingresso ao ensino superior, compreendida como uma das ferramentas mais importantes para a democratização da universidade pública. O tema mobilizou reflexões profundas sobre justiça social e a necessidade de manutenção e expansão das ações afirmativas, sobretudo em tempos de ameaças à permanência dessas conquistas.
Um dos momentos mais marcantes do evento foi a visita à Escola Indígena Borari, localizada em Alter do Chão. A imersão no território indígena proporcionou às(os) participantes uma experiência sensível e potente, revelando os desafios enfrentados pelos povos originários, bem como suas inúmeras potencialida des e diversidade cultural. Para as coordenadoras da PROPAE, a visita reforça a necessidade de que as políticas de assistência estudantil sejam também sensíveis às realidades dos estudantes indígenas, respeitando suas identidades e modos de vida.
O FONAPRACE Norte-Nordeste reafirmou, assim, seu papel como espaço de articulação política e troca de experiências entre gestores(as) comprometidos(as) com uma universidade pública mais justa, diversa e inclusiva. A presença das coordenadoras da PROPAE foi fundamental para levar ao debate as vivências institucionais e contribuir com a construção coletiva de caminhos possíveis diante dos desafios atuais.