Cursos de extensão em Matemática, Português e Tecnologias da Informação

Criado: Sexta, 03 Abril 2020 13:37 | Publicado: Sexta, 03 Abril 2020 13:37

Notícia reproduzia na íntegra de: http://portal.mec.gov.br/component/content/article?id=87201

Conteúdos são oferecidos a alunos de licenciaturas; inscrições vão até 20 de abril

Tatiana Sócrates, do Portal MEC

Sem sair de casa, estudantes de licenciatura poderão se inscrever e participar de cursos com conhecimentos voltados a Português, Matemática e Tecnologia da Informação e Comunicação. A oportunidade é uma parceria entre o Ministério da Educação (MEC) e a Universidade Federal de Goiás (UFG). São, ao todo, 50 mil vagas.

As inscrições podem ser realizadas até 20 de abril pela AVAMEC, plataforma on-line do MEC. Basta se cadastrar na ferramenta e informar dados pessoais, como e-mail, telefone e endereço. Em seguida, escolher o curso desejado e apertar o botão “Inscrever”.

De acordo com o secretário de Educação Básica do MEC, Janio Macedo, apesar de poder ser realizado por qualquer interessado, os cursos têm por objetivo auxiliar a formação continuada de professores e estudantes dos cursos de licenciatura em Matemática, Português e de Pedagogia.

“Com os constantes avanços tecnológicos, a educação a distância é favorecida e se torna cada dia mais abrangente e ao alcance das pessoas nas diferentes regiões do país. Em função da pandemia de coronavírus e do isolamento social, a medida se torna ainda mais importante”, afirmou Macedo.

No primeiro dia em que ficaram disponíveis, os cursos tiveram 2 mil acessos e 6,8 mil estudantes inscritos. As inscrições foram abertas na segunda-feira, 30 de março.

Segundo o professor Gilson Oliveira Barreto, coordenador do Laboratório de Tecnologia da Informação e Mídias Educacionais (LabTIME) da UFG, os participantes podem iniciar as aulas na hora da inscrição.

Cada curso tem 60 horas de duração. Na plataforma do MEC, é possível conhecer todos os detalhes da formação. Estão disponíveis dados da ementa, os objetivos, a metodologia e o conteúdo dos cursos.

No caso do material para estudantes de Português, são abordados desde os conceitos básicos de texto, passando pelos processos e desafios da leitura e da escrita, até chegar a níveis mais avançados de interpretação e de escrita no meio acadêmico. Já o curso de Matemática, apresenta e discute conteúdos fundamentais para a área, como conjuntos numéricos e as operações fundamentais, potenciação e radiciação, equações e funções.

O curso de Tecnologias da Informação e Comunicação tem o objetivo de oferecer suporte técnico e também desencadear uma série de reflexões que servirão de base e fundamentação para leitura e estudo de pessoas interessadas nessa área. Os conteúdos apresentam o cenário atual dos recursos tecnológicos e as possibilidades propiciadas por esses recursos para fazer uso dos potenciais de suas ferramentas tanto para realizar leituras e estudos quanto para desenvolver produções intelectuais.

Ao final do curso, se a pessoa cumprir todos os requisitos, tem direito a um documento declaratório de que cumpriu aquela carga horária. O certificado poderá ser utilizado na rede de ensino para a progressão profissional e ajudar o estudante na carreira ou na universidade para comprovar que efetivamente realizou curso e atingiu as horas exigidas.

A plataforma - O AVAMEC é um sistema on-line que permite a concepção e a administração de cursos a distância. Desenvolvido pela Secretaria de Educação Básica (SEB) do MEC em parceria com o LabTIME, a ferramenta faz parte do programa Educação Conectada, que tem como um dos objetivos fomentar o uso pedagógico de tecnologias digitais na educação básica.

Em março, a plataforma registrou recorde dos últimos 12 meses: quase 600 mil acessos. O AVAMEC oferece mais de 80 cursos de 20 instituições. Ao todo, quase 200 mil usuários ativos utilizam a plataforma para aperfeiçoar conhecimentos.