Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

UFRB é finalista do Prêmio Jabuti Acadêmico 2025 com obra de J. Cunha

Publicado: Quarta, 06 Agosto 2025 11:14

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) esteve entre as finalistas do Prêmio Jabuti Acadêmico 2025, uma das mais importantes distinções nacionais dedicadas à produção acadêmica, técnica e profissional. A cerimônia de premiação aconteceu na noite de 5 de agosto, em São Paulo, e foi promovida pela Câmara Brasileira do Livro (CBL). A UFRB foi representada no evento pelo Pró-Reitor de Extensão e Cultura, Danillo Barata.

A obra J. Cunha e o Carnaval Negro, lançada em 2024 pela Editora da UFRB (EDUFRB), por meio do selo Anjo Negro, figurou entre os cinco livros finalistas na categoria Prêmio Especial de Ilustração. Com curadoria e edição de Danillo Barata, a publicação apresenta uma pesquisa inédita sobre a trajetória de J. Cunha, referência nas artes visuais afro-brasileiras. Durante mais de duas décadas, o artista foi o responsável pela identidade gráfica do Bloco Ilê Aiyê, desenvolvendo uma linguagem visual marcada por referências da cultura africana.

“A indicação deste livro ao Prêmio Jabuti Acadêmico, na categoria Prêmio Especial de Ilustração, é um gesto de justiça estética e histórica, que reconhece na obra de J. Cunha um marco na construção de uma consciência visual negra, crítica e criativa no país”, afirmou Danillo Barata. “J. Cunha e o Carnaval Negro representa um registro visual potente da obra de um dos mais importantes artistas brasileiros contemporâneos e, sobretudo, uma contribuição decisiva para a história do design afro-brasileiro.”

A publicação reafirma o compromisso da UFRB com a valorização das culturas negras e com a produção de conhecimento comprometida com a diversidade, a memória e a inclusão. Com apoio da Fundação Cultural Palmares, o projeto editorial consolidou-se como referência no campo da arte afrocentrada e do design de resistência.

Embora não tenha sido premiada na etapa final, a presença entre os finalistas representou um importante reconhecimento da qualidade da obra. Para a UFRB, trata-se de um marco simbólico que fortalece a visibilidade de produções intelectuais negras e nordestinas no cenário nacional.

O Prêmio Jabuti Acadêmico, organizado pela CBL em parceria com a Academia Brasileira de Ciências (ABC) e a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), reconhece, anualmente, a excelência da produção acadêmica no Brasil. A premiação contempla 30 categorias distribuídas entre os eixos “Ciência e Cultura” e “Prêmios Especiais”.

registrado em:
Fim do conteúdo da página