Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

UFRB realiza terceira edição do DIB com foco em doenças infecciosas e parasitárias

Publicado: Quinta, 17 Julho 2025 16:08

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) realizou, nesta terça-feira (15), a terceira edição do evento Diálogos e Interfaces Biointeracionistas (DIB III), no Centro de Ciências da Saúde (CCS), em Santo Antônio de Jesus (BA). A iniciativa foi promovida com o apoio do Edital Nicinha do Samba de Apoio a Eventos, da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEXC/UFRB).

 Neste ano, o DIB teve como foco as doenças infecciosas e parasitárias, reunindo estudantes e professores em rodas de conversa e apresentações de banners, com trabalhos desenvolvidos ao longo do semestre 2025.1.

 Participaram da ação discentes dos cursos de Medicina, Nutrição, Enfermagem e Bacharelado Interdisciplinar em Saúde, que foram divididos em grupos para expor os resultados das pesquisas iniciadas no componente curricular Biointegração. As atividades foram transformadas em práticas extensionistas, nas quais os estudantes dialogaram com profissionais da região para construir as ações apresentadas durante o evento.

Os grupos temáticos abordaram diferentes tópicos relacionados às doenças infecciosas, como doenças transmitidas por água e alimentos, tuberculose, COVID-19 longa e arboviroses. De acordo com a professora e coordenadora do evento, Ana Moreno, os alunos investigaram como os profissionais de saúde do município têm aplicado o conhecimento científico no atendimento aos pacientes, além de refletirem sobre a própria prática universitária.

“Esse material foi transformado em uma ação em forma de diálogos com a comunidade. Trabalhamos o papel de cada futuro profissional na orientação profilática e na compreensão das doenças infecciosas e parasitárias estudadas”, explicou Ana Moreno.

IMG 0301A professora também destacou a importância da integração entre os diferentes cursos da área da saúde para uma formação mais ampla e interdisciplinar dos estudantes.

 “Os temas abordados atravessam a formação de todos esses cursos. É essencial promover essa articulação desde a graduação, para que os alunos reconheçam a importância da atuação conjunta das diversas áreas da saúde”, completou.

 Para os estudantes, a experiência proporcionou um olhar mais humanizado sobre o cuidado com os pacientes. Alexandro Paraguassu, discente do curso de Nutrição, avaliou a participação no projeto como uma oportunidade de ampliar a formação profissional: “Trabalhamos temas que normalmente não são muito explorados na área da Nutrição. Essa vivência será muito útil para nosso desempenho no futuro.”

 O DIB III reforça o compromisso da UFRB com uma formação acadêmica comprometida com a realidade local, a interdisciplinaridade e a aproximação entre universidade e comunidade.

registrado em:
Fim do conteúdo da página