Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

Programa Universidade Aberta à Maturidade é regulamentado com novidades para 2025

Publicado: Quinta, 22 Maio 2025 10:44

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) passa a contar com novas diretrizes para o Programa Universidade Aberta à Maturidade (PROMAT), a partir da Resolução CONAC nº 151/2025. A normativa amplia os direitos dos(as) participantes e reafirma o compromisso da instituição com a inclusão, a valorização da diversidade geracional e o acesso à educação ao longo da vida.

Criado em 2016 e coordenado pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEXC), o PROMAT oferta vagas em componentes curriculares e atividades de extensão na UFRB  para pessoas com 50 anos ou mais. As vagas são ofertadas periodicamente por meio de editais publicados no menu “SELEÇÕES” do site da PROEXC.

“O Programa Universidade Aberta à Maturidade é uma expressão concreta do que entendemos como extensão transformadora: ao acolher pessoas com 50 anos ou mais em nossos espaços formativos, reafirmamos que a universidade pública deve ser um lugar de pertencimento e de aprendizagem contínua. O PROMAT não apenas amplia o alcance social da UFRB, como também nos ensina, diariamente, sobre resistência, sabedoria e vontade de aprender. É um projeto que toca o coração da universidade e que continuará sendo prioridade”, destaca o Pró-reitor de Extensão e Cultura da UFRB, Prof. Dr. Danillo Barata.

Com a nova regulamentação, os(as) discentes da maturidade passam a ter número de matrícula no Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA), o que permite o acesso a serviços acadêmicos como biblioteca, além da participação em oficinas, cursos, práticas esportivas e outras atividades extracurriculares. Outra novidade é a possibilidade de que docentes, técnicos(as) e estudantes regulares da UFRB possam propor ações voltadas ao público do PROMAT.

A gestão do programa também passa a contar com um Núcleo Gestor.  O grupo reúne representantes da comunidade universitária, incluindo pessoas da própria maturidade. A proposta é garantir uma governança participativa e sensível às demandas do público.

“A criação do Núcleo Gestor vem formalizar e potencializar o trabalho coletivo que já vem sendo desenvolvido e que  envolve diversas instâncias da universidade, além de possibilitar a participação mais direta do público beneficiário nas tomadas de decisão acerca do programa. “, diz Tabata Figueiredo - Coordenadora do PROMAT.

As inscrições para o PROMAT 2025 estão previstas para o mês de junho. Mais informações estão disponíveis no site da PROEXC ou pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

registrado em:
Fim do conteúdo da página