UFRB realiza ciclo de aulas abertas sobre o Nego Fugido em Santo Amaro
A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) deu início ao ciclo de aulas abertas sobre o Nego Fugido, manifestação cultural do distrito de Acupe, em Santo Amaro. A proposta, organizada pelo Programa de Pós-Graduação em Artes (PPGArtes) em parceria com a Pró-Reitoria de Extensão e Cultura, busca ampliar o diálogo entre universidade e comunidade ao abordar a expressão cultural sob diferentes perspectivas. O ciclo conta com seis contros presenciais, realizados semanalmente, e é aberto ao público.
O próximo encontro está marcado para esta sexta-feira, 16, no próprio distrito de Acupe, como parte da programação do Bembé do Mercado — tradicional candomblé de rua reconhecido como patrimônio imaterial em 2019.
A primeira aula aconteceu no dia 9 de maio e reuniu alunos da pós-graduação em Artes da UFRB. Participaram do encontro os professores Armando Costa, coordenador do evento, e Monilson Mony Tolonan, integrante da Associação Cultural do Nego Fugido. Durante a conversa, Tolonan destacou a importância do Nego Fugido como expressão de resistência e produção de conhecimento. “O tambor marca que houve escravidão e que a luta continua. Mas também diz que ali tem saber, diz que ali tem prática e conhecimento”, afirmou.
Armando Castro reforçou que o ciclo tem como objetivo aproximar a universidade dos saberes populares, promovendo o diálogo e valorizando o conhecimento dos Mestres e Mestras do Recôncavo. Ele também ressaltou a importância de integrar a comunidade de Acupe às atividades acadêmicas: “A inclusão da comunidade do Acupe, que é um distrito com muitos/as discentes na UFRB e no CECULT especialmente, é motivo de muito orgulho para nós, que fazemos, diariamente, a UFRB”, completou.Realizada aos domingos de julho, a encenação do Nego Fugido mistura teatro, dança, música e religiosidade, recriando as fugas dos negros escravizados e suas estratégias de resistência no interior da Bahia. O ponto alto da performance é a libertação simbólica do “Rei”, representando a tomada de poder pelos negros.
O Ciclo Interdisciplinar de Aulas Abertas do PPGArtes sobre o Nego Fugido segue nos dias 16, 23 e 30 de maio, e 6 e 13 de junho, com atividades abertas em Santo Amaro. As inscrições podem ser feitas no Módulo de Extensão no SIGAA.
Redes Sociais