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O Produto Final no âmbito do Mestrado Profissional

 

Considerando a natureza epistemológica dos Mestrados Profissionais e a discussão acumulada nos espaços de organização de pesquisa e pós-graduação, como o Fórum de Coordenadores de Programas de Pós Graduação em Educação da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (Forpred/ANPED) e o Fórum Nacional dos Programas Profissionais em Educação (FOMPE, o Trabalho de Conclusão Final do Curso (TCFC) deve procurar contribuir para a produção, apropriação e aplicação do conhecimento construído por meio da reflexão crítica, do rigor metodológico e dos fundamentos científicos, com foco na pesquisa aplicada e a proposição de inovações e aperfeiçoamentos tecnológicos para a resolução de situações e problemas concretos. Assim, a dissertação, produto final fortemente recomendado pela Área de Educação da Capes a que somos vinculados, deve ser fruto das relações com a comunidade escolar, com as questões de funcionamento da escola e das políticas públicas, bem como da relação com os movimentos sociais do campo e suas proposições.

Por sua diferenciação, os Programas Profissionais também devem gerar produtos técnico-tecnológicos, de efeito concreto na realidade escolar e de espaços de educação camponesa, no nosso caso. São considerados diferentes formatos tais como: artigo, patente, registros de propriedade intelectual, projetos técnicos, publicações tecnológicas; desenvolvimento de aplicativos para educação, de materiais didáticos e instrucionais e de produtos, processos e técnicas; produção de programas de mídia, editoria, composições, relatórios finais de pesquisa, softwares, estudos de caso, relatório técnico com regras de sigilo, manual de operação técnica, protocolo experimental ou de aplicação em serviços, seqüências didáticas, projeto de aplicação ou adequação tecnológica, protótipos para desenvolvimento ou produção de instrumentos, equipamentos e kits, projetos de inovação tecnológica, produção artística, sem prejuízo de outros formatos, de acordo com a natureza da área e a finalidade do curso. Nesta perspectiva, o Mestrado Profissional em Educação do Campo tem procurado valorizar, desde a participação do/a candidato/a no processo seletivo, a disponibilidade para a geração de PTT, que estejam ligados à reprodução, à promoção e divulgação do conhecimento e à solução de problemas, geração e aplicação de processos de inovação no âmbito da Educação do Campo.

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