Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

Natureza do Mestrado Profissional

O Mestrado Profissional (MP) é uma modalidade de Pós-Graduação stricto sensu voltada para a capacitação de profissionais, nas diversas áreas do conhecimento, mediante o estudo de técnicas, processos, ou temáticas que atendam a alguma demanda do mundo de trabalho. Enfatiza a articulação entre conhecimento, domínio da metodologia pertinente e aplicação orientada para o campo de atuação profissional específico, privilegiando assim a Pesquisa Aplicada. O trabalho final do curso deve ser sempre vinculado a problemas reais do campo de atuação do profissional-aluno e de acordo com a natureza da área e a finalidade do curso, podendo ser apresentado em diversos formatos.

Embora possua uma natureza epistemológica diferente dos Mestrados Acadêmicos (MA), os Mestrados Profissionais possuem semelhante reconhecimento legal, que é definido através de diversos instrumentos normativos, a exemplo da Portaria Normativa n. 17, de 28 de dezembro de 2009, que dispõe sobre o mestrado profissional no âmbito da Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES; e a Portaria CAPES n. 80, de 16 de dezembro de 1998, que dispõe sobre o reconhecimento dos mestrados profissionais e dá outras providências.

Apesar de uma trajetória recente, os cursos de Mestrados Profissionais tem tido um gigantesco crescimento no Brasil. Eles somam atualmente um total de 1.012 Programas de Pós-Graduação nas diversas áreas do conhecimento, representando assim cerca de 20% dos PPG em funcionamento no Brasil. Na área de Educação, dos 173 PPGE existentes no Brasil atualmente, 44 deles, ou seja, 25,43%, oferecem cursos de Mestrados Profissionais em Educação.

Fim do conteúdo da página