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O Curso Nacional de Pedagogia do Movimento tem por objetivo promover o aprofundamento e reflexão acerca dos princípios e fundamentos que sustentam as práticas educativas nas áreas de reforma agrária com foco na Educação do Campo e efetivação da educação em tal contexto. A construção do Curso se delineia a partir da necessidade de uma formação que propicie aos sujeitos participantes a vivência e a apropriação da elaboração acerca da proposta de Reforma Agrária Popular e da Educação do Campo em relação direta com a análise do período histórico e dos desafios educacionais contemporâneos. Neste sentido, a programação contempla diversos temas, com períodos reservados para a intervenção de palestrantes e momentos de debate e sínteses coletivas. O Curso pretende reunir participantes das cinco regiões do país e, contará com a contribuição de professores(as)/pesquisadores(as) de diversas instituições, no intuito de dinamizar os aprofundamentos e as reflexões propostas em diálogo direto com a realidade objetiva dos territórios de reforma agrária com foco na ação prático-teórica de educação nestes espaços. O público participante, em sua maioria, consiste em professores(as) da Educação Básica, lideranças comunitárias, educadores(as) populares e estudantes de licenciatura. Constituem-se como temas pertinentes à formação: Análise de Conjuntura; História e Organicidade da luta pela terra no Brasil; Ofensiva do Capital na Agricultura e os desafios atuais; Reforma Agrária Popular; Conjuntura da Educação Brasileira e da Educação do Campo; Reforma Agrária Popular, Agroecologia e Cooperação; Método de Trabalho de Base; Diversidade Sexual e de Gênero; Educação das relações étnico-raciais; Literatura, Sociedade e formação humana; Pedagogia Socialista; Educação Popular e Pedagogia do Oprimido; Pedagogia do Movimento; e Educação nos Territórios de Reforma Agrária: Educação Infantil, Escola de Educação Básica e Educação de Jovens e Adultos.