Evento

VII Quilombando – Estágio de Vivência em Comunidades Quilombolas do Território Velho Chico

31/10 a 08/11

Território Velho Chico

Entre os dias 31 de outubro a 8 de novembro de 2025, acontecerá o VII Quilombando – Estágio de Vivência em Comunidades Quilombolas do Território Velho Chico. Trata-se de um projeto de extensão realizado em parceria pela UFRB, UFOB, UNEB e CRQ (movimento quilombola regional), organizado pelo Coletivo Marilene Matos, destinado aos discentes de diferentes cursos de graduação. 

O Quilombando promove vivências em diferentes quilombos localizados em municípios que integram o Território Velho Chico (oeste da Bahia), como Bom Jesus da Lapa, Serra do Ramalho, Sítio do Mato, Paratinga, Barra, Muquém do São Francisco, Malhada, dentre outros.

Busca  promover trocas de saberes e conhecimentos e, sobretudo, inserir os discentes na vida concreta das comunidades quilombolas, reforçando a compreensão de temas como territorialidade, cultura, identidade étnico-racial. Junto a isso, discutirá com 15 escolas quilombolas a política pública de Educação Escolar Quilombola a partir da PNEERQ.

Nesta 7ª edição, contamos com o apoio da SECADI/MEC por meio do financiamento da Escola Quilombo – UFRB e tem implementado a PNEERQ no Estado da Bahia.

Sobre o projeto

O projeto foi criado em 2016 pelo Coletivo Marilene Matos, que congrega militantes, professores da educação básica e professoras/es universitários da UFRB, UFOB e UNEB.  Coordenam a atividade: Joseilton Purificação (CRQ), Napoliana Pereira de Santana (UFOB), Nivaldo Dutra (UNEB), Adma Bernadino (UNEB) e Tiago Rodrigues Santos (UFRB).

Este ano, 30 estudantes da UFRB, UFOB,  UNEB e UEFS realizarão às vivências em 15 comunidades quilombolas do Velho Chico, com impacto em 15 escolas quilombolas.  O Quilombando encerrará com a 16ª Semana da Consciência Negra do Território Velho Chico, com o tema: “na Ginga da Educação Ancestral: Juventude Quilombola em Movimento”, a ser realizada nos dias 7 e 8 de novembro no quilombo de Barreiro Grande em Serra do Ramalho.

Com estas atividades, a UFRB aprofunda as ações afirmativas e cumpre seu papel de construção de educação antirracista, transgressora e vinculada às demandas  das educação escolar quilombola. 

Evento publicado em: 16/10/2025