13/05 14:00 a 16/05 18:00
Santo Amaro
O Ministério da Cultura (MinC) e a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) promovem o I Encontro Nacional da Escult (I Enescult), de 13 a 16 de maio, em Santo Amaro, na Bahia. A Escola Solano Trindade de Formação e Qualificação Artística, Técnica e Cultural (Escult) é uma plataforma virtual que oferta cursos gratuitos de formação e qualificação de profissionais para o setor produtivo cultural. O encontro reunirá profissionais do Ministério da Cultura, da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia e do Instituto Federal de Goiás, além de alunos e especialistas do setor.
O secretário de Economia Criativa e Fomento Cultural do MinC substituto, Deryk Santana, as reitoras da UFRB, Georgina Gonçalves, e do Instituto Federal de Goiás (IFG), Oneida Cristina Gomes, além do coordenador da Especialização em Política e Gestão Cultural, Luciano Simões, integram a mesa de abertura.
A programação do evento inclui ainda mesas-redondas, aulas, atividades etnográficas, painéis, além de encontros dos alunos do curso da Especialização em Política e Gestão Cultural, do Centro de Cultura, Linguagens e Tecnologias Aplicadas da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (Cecult/UFRB) em parceria com o Ministério da Cultura.
O encontro consolida o papel da Escult como um programa estruturante da política de formação e qualificação defendido pelo MinC. A iniciativa também celebra o sucesso da plataforma que em pouco mais de um ano de atividades, já contou com mais de um milhão de acessos, ofertou mais de 100 mil matrículas entre os cursos Livres e de Formação Inicial e Continuada (FIC) e uma pós-graduação (especialização) de formação artística e cultural, além da realização de 13 cursos e a emissão de 13 mil certificados.São cursos ofertados pela Escult: Acessibilidade Cultural; Produção Audiovisual; Fotografia; Produção Musical; Produção de Documentário; Design do Espetáculo; Elaboração de Projetos; Submissão de Propostas; Prestação de Contas; entre outros.
Especialização em Política e Gestão Cultural
O evento será marcado pelo primeiro encontro presencial dos alunos da terceira turma da Especialização em Política e Gestão Cultural promovida pelo Cecult/UFRB e MinC. O curso, que contou mais de mil inscritos para o processo seletivo realizado em 2024, conta com 120 alunos do Distrito Federal e de 20 estados de todas as regiões do Brasil, que têm aulas on-line e um encontro presencial a cada semestre.
A especialização é parte da parceria firmada entre o Centro de Cultura, Linguagens e Tecnologias Aplicadas (Cecult) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) e o Ministério da Cultura para oferta de cursos através da Escola Solano Trindade de Formação e Qualificação Artística, Técnica e Cultural (Escult), plataforma online voltada para a formação de qualificação de profissionais no campo da cultura. Além da pós-graduação, serão oferecidos dez cursos livres e cinco de formação inicial e continuada em formato EAD, todos voltados para áreas técnicas e que dão suporte à atividade cultural.
Atividades abertas ao público
Nos dias 14 e 15 de maio, no Teatro Jorge Portugal, as atividades são abertas ao público interessado em política e gestão cultural. Na quarta (14), das 14h às 16h, Albino Rubim apresenta a palestra “Enlaces entre Culturas e Democracias”, com mediação de Laura Bezerra (Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - UFRB). Já das 16h às 18h, “Experiências em Políticas Culturais” é o tema da mesa, que tratará de realizações como o Projeto Cientista da Cultura: Cultura, inovação e inclusão social no Ceará, apresentado por Alexandre Barbalho (Secretaria da Cultura do Ceará - Secult/CE), e o Programa Boca de Brasa, da Fundação Gregório de Mattos - FGM, representada por Chicco Assis (FGM/Salvador); a mediação é de Alice Lacerda e Vanessa Avelar.
No dia 15, quinta-feira, as atividades são em parceria com o Programa Interdisciplinar Cultura e Negritude. Das 14h às 16h, acontece a palestra “Direitos Culturais”, com Samuel Vida (Universidade Federal da Bahia - UFBA) e mediação de Giuliana Kauark (Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - UFRB). Em seguida, das 16h às 18h, o tema é “Gestão Cultural em Perspectiva negra: Desafios políticos e epistemológicos”, com as participações de Stéfane Souto e Renata Nascimento e mediação de Nathalia Leal e Maria Santana.
PROGRAMAÇÃO ABERTA AO PÚBLICO (GRATUITA)
14/05 (quarta-feira)
Local: Teatro Jorge Portugal14h às 16h: Palestra com Albino Rubim: Enlaces entre Culturas e Democracias16h às 18h: Mesa: Experiências em Políticas Culturais, com Alexandre Barbalho (Secretaria da Cultura do Ceará - Secult/CE) e Chicco Assis (Fundação Gregório de Mattos - FGM/Salvador)
15/05 (quinta-feira)
Local: Teatro Jorge PortugalProgramação conjunta com o Programa Interdisciplinar Cultura e Negritude14h às 16h: Palestra com Samuel Vida: Direitos Culturais (UFBA)16h às 18h: Mesa: Gestão cultural em perspectiva negra: desafios políticos e epistemológicos, com Stéfane Souto e Renata Nascimento
Evento publicado em: 12/05/2025