10/11 08:00
Editora Routledge - Online
Acessar Site do Evento
A editora inglesa Routledge, vinculada ao Grupo Taylor & Francis, irá lançar no dia 10 de novembro de 2023 o livro Florestan Fernandes' Critical Sociology: a Social Theory of Brazil and Latin America, de autoria do Prof. Diogo Valença de Azevedo Costa (UFRB) e da Profa. Eliane Veras Soares (UFPE). O livro faz parte da série Classic and Contemporary Latin American Social Theory, coordenada pelo Prof. Adrian Scribano, da Universidade de Buenos Aires.
O objetivo da série Classic and Contemporary Latin American Social Theory é divulgar teorias e autores latino-americanos que, de alguma forma, anteciparam ou possuem afinidades com os debates pós-coloniais. A importância da série não diz respeito apenas à divulgação de autores latino-americanos em língua inglesa, mas principalmente à explicitação das periferias como locus privilegiado de produção teórica nas ciências sociais. A América Latina reelabora criticamente as teorias sociais das nações capitalistas centrais e, com isso, traz contribuições próprias ao debate científico internacional.
O primeiro livro da série, An Introduction to Pablo González Casanova: Intellectual of the Dignified Rebelliouness, de Jaime Torres Guillén e Jaime Antonio Preciado Coronado, foi lançado em 14 de abril de 2023. O livro sobre Florestan Fernandes, o segundo da coleção, será sucedido por um terceiro intitulado José Ingenieros: Yesterday and Today, Critical Readings, de Maximiliano Korstanje, este último a ser lançado em março de 2024. Futuros títulos, relativos a pensadores como Darcy Ribeiro, José Carlos Mariátegui, Aníbal Quijano, dentre outros, já foram planejados e estão em fase de elaboração.
Florestan Fernandes' Critical Sociology: a Social Theory of Brazil and Latin America nasceu de uma proposta de divulgar o pensamento do sociólogo brasileiro para um público acadêmico de fala inglesa. Um dos objetivos dos autores foi demonstrar como Florestan Fernandes produziu uma teoria sociológica de valor internacional, sempre a partir dos dilemas históricos e políticos do Brasil e América Latina. As três partes do livro e seus oito capítulos abordam o conjunto da trajetória intelectual de Florestan Fernandes e os mais diversificados aspectos temáticos de sua produção sociológica. Assim, várias fases da produção sociológica do autor são trabalhadas ao longo de todo o livro: os estudos folclóricos, as pesquisas sobre os Tupinambá, imigração sírio-libanesa, relações raciais em São Paulo e suas sínteses teóricas sobre capitalismo dependente e autocracia burguesa no Brasil e América Latina. Por fim, a militância socialista de Florestan Fernandes foi analisada em consonância com sua visão teórica dos dilemas políticos latino-americanos.
De acordo com os autores, esta é a primeira obra publicada sobre Florestan Fernandes em língua inglesa que aborda o conjunto de sua produção sociológica. Para a construção do livro, foram realizadas pesquisas na biblioteca e arquivo pessoais de Florestan Fernandes, reunidos no setor de Coleções Especiais da Biblioteca Comunitária da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Diogo Valença coordena o projeto interinstitucional "O artesanato intelectual de Florestan Fernandes: uma perspectiva latino-americana sobre o desenvolvimento", contemplado com financiamento do Edital Universal 2021 do CNPq. Participam do projeto docentes e pesquisadores da UFPE, UFRPE, UFRN, UFBA e UFRB. O livro Florestan Fernandes' Critical Sociology é, portanto, fruto de um esforço coletivo e intergeracional de produção acadêmica envolvendo diferentes universidades do Nordeste brasileiro.
Sobre os autores
Diogo Valença de Azevedo Costa é Professor Associado IV do Centro de Artes, Humanidades e Letras, estando vinvulado como professor permamente do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da UFRB e professor colaborador do Programa de Pós-Graduação em Serviço Social da UFPE.
Eliane Veras Soares é Professora Titular do Departamento de Sociologia da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Atuou como professora permanente no Programa de Pós-Graduação em Sociologia da UFPE, orientando dissertações de mestrado e teses de doutorado relativas ao pensamento social brasileiro e, em particular, à obra sociológica e trajetória intelectual de Florestan Fernandes.
Sobre o coordenador da série
Adrian Scribano é Professor Titular da Universidad de Buenos Aires (UBA). Atua como "Investigador Principal" do Consejo Nacional Investigaciones Científicas y Técnicas (CONICET) na Argentina. Desenvolve pesquisas no campo da sociologia das emoções, pós-colonialidade, corpos, teoria social e metodologia científica. É também diretor do Centro de Investigaciones y Estudios Sociológicos (CIES estudiosociologicos.org).
Para mais informações sobre a série Classic and Contemporary Latin American Social Theory, visitar a página:
https://www.routledge.com/Classic-and-Contemporary-Latin-American-Social-Theory/book-series/CACLAST#
Para mais informações sobre o livro Florestan Fernandes' Critical Sociology, visitar a página:
https://www.routledge.com/Florestan-Fernandes-Critical-Sociology-A-Social-Theory-of-Brazil-and/Costa-Soares/p/book/9781032405544
Evento publicado em: 07/11/2023