Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

Corpo Docente

Diogo Valença de Azevedo Costa - Coordenador
Maria Salete de Souza Nery - Vice-Coordenadora
 

Professores Permanentes

Ana Paula Comin de Carvalho: possui doutorado em Antropologia Social pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2008). Área de atuação: Antropologia das Populações Afro-Brasileiras, desenvolvendo pesquisas principalmente nos seguintes temas: identidade étnica, territorialidade, comunidades remanescentes de quilombos, quilombos urbanos e patrimônio imaterial. Lattes:  http://lattes.cnpq.br/6114938381101167 .

Ângela Lucia Silva Figueiredo: possui doutorado em Sociologia pela Sociedade Brasileira de Instrução - SBI/IUPERJ (2003) e Pós-doutorado no Carter Woodson Institute (UVA-EUA/2006). É professora associada ao Programa de Pós-graduação em Estudos Étnicos e Africanos (Pós-Afro/UFBA). Área de atuação: identidade negra, racismo embranquecimento, mobilidade social, classe média negra, relações de gênero, política do corpo, beleza negra, sexualidade e prevenção do HIV-AIDS. Lattes: http://lattes.cnpq.br/6332981346537949 .

Antônio Eduardo Alves de Oliveira: Possui graduação em Ciências Sociais (concentração em Ciência Política) pela Universidade Federal da Bahia (1995), mestrado em Ciências Sociais - UFBA (2002) e doutorado em Ciências Sociais pela Universidade Federal da Bahia (2010). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. Área de atuação: Ciência Política. Lattes: http://lattes.cnpq.br/5328791534046777.

Diogo Valença de Azevedo Costa: possui e doutorado em Sociologia pela Universidade Federal de Pernambuco (2009). Atual coordenador do Colegiado da graduação em Ciências Sociais da UFRB. Área de atuação: Florestan Fernandes, José Carlos Mariátegui, Relações Raciais, Pensamento Social Brasileiro, Pensamento Social Latino-Americano, Socialismo e Marxismo. Lattes: http://lattes.cnpq.br/2479674991874027 

Kabengele Munanga: possui Graduação em Antropologia Cultural pela Université Officielle Du Congo à Lubumbashi (1969) e Doutorado em Ciências Sociais (Antropologia Social) pela Universidade de São Paulo (1977). Atualmente é Professor Titular da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Antropologia, com ênfase em Antropologia das Populações Afro-Brasileiras, atuando principalmente nos seguintes temas: racismo, identidade, identidade negra, África e Brasil. LATTES: http://lattes.cnpq.br/7127393102182978.

Maria Salete de Souza Nery: Possui doutorado em Ciências Sociais pela Universidade Federal da Bahia (2009), mestrado em Sociologia pela Universidade Federal da Bahia (2000) e graduação em Letras Vernáculas pela Universidade Católica do Salvador (1996). Atualmente é pesquisador do Grupo Cultura, Memória e Desenvolvimento (UnB) e professor adjunto da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). Área de atuação: Sociologia, com ênfase em Teoria Sociológica e Sociologia da Cultura, atuando principalmente nos seguintes temas: economia simbólica, consumo, cultura, moda. Lattes: http://lattes.cnpq.br/9960252288161744.

Nilson Weisheimer: possui doutorado em Sociologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2009). Ganhador do Prêmio Capes de Teses 2010. Área de atuação: Juventude, Agricultura Familiar, Projetos Profissionais, Políticas Públicas e Desenvolvimento. Lattes: http://lattes.cnpq.br/8189989792551322 .

Osmundo Santos de Araujo Pinho: possui doutorado em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas (2003) e Pós-Doutorado pela Universidade Estadual de Campinas (FAPESP). Atualmente é Visiting Scholar no African and African Diaspora Studies Department da Universidade do Texas, em Austin, com apoio da CAPES, por meio de bolsa “Estagio Senior”. Área de atuação: Teoria Antropológica, Estudos Pós-Coloniais e Antropologia das Populações Afro-Brasileiras, atuando principalmente nos seguintes temas: relações raciais, sexualidade e gênero. Lattes: http://lattes.cnpq.br/7943108749679220 .

Thais Jois Martins: Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2006) tendo participado do NUPE (Núcleo Negro da Unesp para pesquisa e extensão). Realizou parte da graduação em antropologia - Université Lille 3 - Sciences Humaines, Lettres et Arts (2005), fez Mestrado em Sociologia pela Universidade Federal de São Carlos (2009) vinculada ao NEAB (Núcleo de Estudos afro-brasileiros) e realizou Doutorado em Ciência Politica pela Universidade Federal de São Carlos (2015) com sanduíche em Sciences Politique - Université de Picardie Jules Verne (2013) junto ao grupo CURRAP (Centre Universitaire de Recherche sur laction Publique et Politique). Atualmente é pesquisadora - NESEFI (Núcleo de Estudos em Sociologia econômica e das finanças), e pesquisadora colaboradora do NESPOM (Núcleo e Estudos de Pesquisa sobre Sociedade, Poder, Organização e Mercado). É membro no grupo GEPPS (Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Política e Sociedade) e professora Doutora Adjunta da Universidade Federal do Recôncavo Baiano (UFRB). Tem experiência na área de Sociologia com ênfase em: Classes Sociais e Grupos de Interesse, poder e política organizacional; e na área de Sociologia Econômica atuando com ênfase em: Estudos de Trajetórias Escolares (educação) e Trajetórias Profissionais (mercado de trabalho). Área de Atuação: Classes Sociais e Grupos de Interesse, sociologia das relações raciais, Poder de dominação, Elites negras e Elites Brancas, Sociologia econômica, teoria das organizações e Desenvolvimentismo, Formação no ensino superior e mercado de trabalho. Lattes:http://lattes.cnpq.br/1495908295162360

Thiago Barcelos Soliva: Professor Adjunto (Classe A, Nível 1) do Centro de Ciências da Saúde da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. É Doutor em Ciências Humanas (Antropologia Cultural) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2016). Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal Fluminense (2009), mestrado em Sociologia e Antropologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2012) . Tem experiência na área de Antropologia, com ênfase em Antropologia Urbana, atuando principalmente nos seguintes temas: estudos de gênero e sexualidades, homofobia, juventude, violência e marcadores sociais da diferença. Área de Atuação: Antropologia urbana, homossexualidade, envelhecimento, convenções de genero e violência. Lattes: http://lattes.cnpq.br/2642131679749557

Wilson Rogério Penteado Júnior: Graduado em Ciências Sociais nas modalidades Licenciatura Plena em Ciências Sociais e Bacharelado em Antropologia Social pela UNICAMP (2001). Mestre em Antropologia Social pela mesma Universidade (2004). Doutor em Antropologia Social também pela UNICAMP (2010). É Professor Adjunto de Antropologia, nível 2, na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - UFRB, onde atua como pesquisador no grupo "Corpo e Cultura", lecionando no Centro de Artes, Humanidades e Letras, sediado na cidade histórica de Cachoeira-BA. Lattes: http://lattes.cnpq.br/4165914656561294.

 

Professores Colaboradores

Edgilson Tavares de Araujo: Doutor e mestre em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Especialista em Estratégias de Mobilização e Marketing Social pela Universidade de Brasília / Unicef. Bacharel em Administração pela Universidade Federal da Paraíba. Realizou estágio doutoral sanduíche em Lisboa - Portugal, na Universidade Católica Portuguesa. Atualmente é Professor Adjunto da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), na área de Políticas Públicas, exercendo atualmente o cargo de Assessor da Direção do Centro de Artes, Humanidades e Letras (CAHL). Vice-líder do Grupo de Pesquisa CNPq - Processos de Inovação e Aprendizagem em Políticas Públicas e Gestão Social e pesquisador do Observatório da Formação em Gestão Social. Membro da Rede de Pesquisadores de Gestão Social (RGS). Consultor do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome / Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (MDS/PNUD). Membro da Câmara Interdisciplinar da FAPESB e do Conselho de Administração da APAE de Salvador. Foi professor e coordenador de cursos de graduação e pós-graduação no Centro Universitário Jorge Amado (UNIJORGE); Escola de Administração da UFBA; Centro Interdisciplinar de Desenvolvimento e Gestão Social (CIAGS); Unifacs. Atuou como gestor de organizações da sociedade civil tais como Federação Nacional das APAEs, Instituto APAE-SP, Sense International, Grupo Brasil de Apoio ao Surdocego e ao Múltiplo Deficiente Sensorial, Programa Artesanato Solidário, entre outros. Possui experiência e tem interesse nos seguintes temas/áreas: análise de políticas públicas; política e gestão da Assistência Social; gestão social; pessoas com deficiência; relações Estado-Sociedade; gestão pública; formação de gestores sociais. Lattes: http://lattes.cnpq.br/4133662768939036

Maurício Ferreira Silva: Possui graduação e mestrado em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e doutorado, também na área de Ciências Sociais, pelo PPGCS da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Área de atuação: Ciências Sociais, com ênfase em Instituições Políticas, Poder e Desenvolvimento, Política e Mídia, Cidadania e Educação. Lattes: http://lattes.cnpq.br/6622194022254911.

Riccardo Cappi: Doutor pela Escola de Criminologia da Universidade Católica de Louvain Bélgica (2011), revalidado pela programa de Doutorado em Sociologia e Direito, da UFF (2012). Título da tese: "Motivos do controle e figuras do perigo. A redução da maioridade penal no debate parlamentar brasileiro". Possui Mestrado em Ciências Econômicas pela Universidade Católica de Louvain de Louvain (1988), revalidado pela Universidade Federal da Bahia - UFBA (2003). Graduação em Criminologia Universidade Católica de Louvain e Universidade de Montreal - Canadá (1992), Licenciatura em Habilitação para o Ensino pela Universidade Católica de Louvain Bélgica (1990). Atualmente é Professor titular na UEFS e Coordenador do Grupo de Pesquisa em Criminologia (desde 2008), ministrando as disciplinas Criminologia e Metodologia da Pesquisa, na Universidade Estadual de Feira de Santana - UEFS. Professor titular e Coordenador do Grupo de Pesquisa na Universidade do Estado da Bahia (UNEB), no Curso de Direito, ministrando a disciplina Criminologia e Seminário Interdisciplinar de Pesquisa. Responsável por atividades de extensão relacionadas aos órgãos de Segurança Pública e Justiça Criminal. Professor colaborador do Mestrado Profissional em Segurança Pública, Justiça e Cidadania (UFBA), ministrando a disciplina Sociologia do Crime. Professor em cursos de Pós-Graduação latu sensu, como a Especialização em Políticas e Gestão de Segurança Pública (UFBA e UFS) e a Especialização em Prevenção da Violência, Promoção da Segurança e Cidadania (UFBA). Tem experiência nas áreas de Criminologia e Sociologia Criminal, atuando principalmente com os seguintes temas: estudo do controle social, segurança pública, justiça criminal, análise de produção legislativa, delinquência juvenil, práticas educativas e de prevenção, medidas sócio-educativas. Membro do Laboratório de Estudos em Segurança Pública, Cidadania e Solidariedade (FFCH/UFBA) e do Colegiado do Curso de Especialização: Atenção Integral ao Consumo e aos Consumidores de Álcool e Outras Drogas (CETAD/UFBA), desde 2012. Lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4123441E8

Suzana Moura Maia: Possui graduação em Ciências Sociais (concentração em Antropologia) pela Universidade Federal da Bahia (1992), mestrado em Antropologia pelo Hunter College, City University of New York (1999), doutorado em Antropologia pelo Graduate Center, City University of New York (2007), e pós-doutorado pela Universidade Federal da Bahia. Atualmente é professor Adjunto I da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). É também pesquisadora associada do Programa de Pesquisa sobre Populações Indígenas do Nordeste Brasileiro (PINEB) e líder do grupo de pesquisa Memórias, Processos Identitários e Territorialidades no Recôncavo da Bahia (MITO).  Área de atuação: gênero, sexualidade, relações raciais e transnacionalismo; e etnicidade/gênero e organização política. Lattes: http://lattes.cnpq.br/8668343061037689.

 

Professor Pesquisador Senior

Kabengele Munanga: possui Graduação em Antropologia Cultural pela Université Officielle Du Congo à Lubumbashi (1969) e Doutorado em Ciências Sociais (Antropologia Social) pela Universidade de São Paulo (1977). Atualmente é Professor Titular da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Antropologia, com ênfase em Antropologia das Populações Afro-Brasileiras, atuando principalmente nos seguintes temas: racismo, identidade, identidade negra, África e Brasil. LATTES: http://lattes.cnpq.br/7127393102182978.

 

Bolsista Pós-Doutorado

Moacir Carvalho Oliveira: Pós doutorando pelo Programa de Pós Graduação da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), e doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade de Brasília (UnB), com experiência em Sociologia da Religião. Tem se interessado principalmente pelas religiosidades populares, sobretudo: Catolicismo, Pentecostalismo, e matrizes afro-brasileiras. Nas pesquisas vem enfatizando a relação entre economia e religião, explorando tópicos tais como: concorrência, modos de organização, ofício religioso, relação com o dinheiro, estratégias legitimatórias, secularização e processos de justificação. Também, a relação entre religião e sociabilidades consumeristas contemporâneas, religião e mudança social, trânsito e mobilidade religiosa. Por fim, o pesquisador busca atualmente articular sua trajetória aos debates mais gerais a respeito de: mudança social e segmentos populares, corpo, mediações, objetos, sensibilidades e afetos; além de consumo, redes informais e estilos de vida nas periferias, Teoria Social e História, formação Estado-Nacional, cultura popular e economia da cultura. Atualmente, faz parte do grupo de pesquisa Cultura, Memória e Desenvolvimento (CMD). LATTES: http://lattes.cnpq.br/1403508766393614

registrado em:
Fim do conteúdo da página