Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

III ENCONTRO INSTITUCIONAL DO PARFOR/UFRB

Data: 20 e 21 de maio de 2021

Carga horária Total: 20 HORAS

Local: Online TV UFRB e Plataforma Google Meet – Parfor Turma de Licenciatura em Pedagogia do Centro de Formação de Professores.

Período de Inscrição

23 de abril a 21 de maio de 2021 

 

evento-paulo-v5

 

 

O III Encontro Institucional do PARFOR/UFRB- Formação de Professores em Paulo Freire: Implicações Sociais e Políticas para a Escola Básica tem a proposta de promover um amplo debate sobre a Formação de Professores pautado no amplo legado de Paulo Freire e os desafios das licenciaturas diante da Resolução CNE/CP nº 2, de 20 de dezembro de 2019 que define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial de Professores para a Educação Básica e institui a Base Nacional Comum para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica (BNC-Formação), propondo movimentos de enfrentamentos pela compreensão do grande retrocesso aos cursos de formação de Professores no país. Além disso, o evento visa contribuir de forma reflexiva e colaborativa com o processo formativo dos estudantes do curso de Licenciatura em Pedagogia (sobretudo os professores cursistas do Parfor/CFP Castro Alves) e demais cursos do Centro de Formação de Professores, pesquisadores da área e profissionais da Educação Básica com destaque para os que estão em efetivo exercício da docência. A referida atividade de extensão está inserida ao Núcleo Carolina Maria de Jesus e contará com ricos momentos de reflexões, problematizações e debates formativos acerca da formação inicial de professores, com foco na perspectiva formativa paulofreireana, além de amplas reflexões sobre os desafios e possibilidades de resistência da BNC-Formação. Espera-se que as abordagens discutidas contribuam para fortalecer o debate sobre as temáticas em pauta e um repensar os processos formativos docentes em uma perspectiva ampla que transgrida as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial de Professores para a Educação Básica.

 

Inscrições:https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdEGPI2e7nGx5emb-4QZN5upQg7eK1jr0fFt-qcWY3xwgJgMQ/viewform

 

Programação

 

            20 de maio a 19 h. Conferência de Abertura: “Reflexões sobre as implicações da Resolução CNE/ N° 2/ 2019 .(TV UFRB)

     Professora Lucília Augusta Lino. Faculdade de Educação do Rio de Janeiro (UERJ).  Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEDU/FFP/UERJ).  Diretora de Articulação Institucional da Associação Nacional pela Formação dos Profissionais da Educação (ANFOPE).

 Canal TV UFRB no You Tube:  https://www.youtube.com/watch?v=CDVDQtXnWks 

        21 de maio as 9h. Mesa de diálogos: Implicações da BNC/Formação para a Pedagogia e Licenciaturas.

     Professora Josenilda Maria Maués da Silva. Universidade Federal do Pará (UFPA). Programa de Pós-Graduação em Gestão e Currículo da Escola Básica (PPEB/UFPA). Coordenadora Adjunta do Plano Nacional de Formação de Professores (PARFOR/UFPA). Diretora do Fórum Nacional de Coordenadores Institucionais do PARFOR (FORPARFOR).

    Canal TV UFRB no You Tube:  https://www.youtube.com/watch?v=w4-R3P5QzHI

           21 de maio as 16h. Mesa de diálogos: “BNC/Formação: Implicações na política para Educação das Relações Étnico-Raciais”.

       Mônica Regina Nascimento dos Santos. Profa. da Universidade Federal de  Alagoas (Ufal)  Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação básica e   profissão docente, atuando principalmente nos seguintes temas: emancipação, cotas raciais, relação entre raça e classe, identidade, igualdade e direitos humanos.

 Canal TV UFRB no You Tube:  https://www.youtube.com/watch?v=vFl5CKUCkmI 

        21 de maio as 19h.  Mesa de diálogos: “A formação do/a Pedagogo/a e a BNC-Formação: movimentos e proposições CFP/UFRB”.

  Link de transmissão na plataforma Meet Google em https://meet.google.com/bda-yytd-twp

 

 Coordenação Pedagógica é da Turma de Licenciatura em Pedagogia PARFOR/CFP/Castro Alves e do Núcleo Carolina Maria de Jesus CFP/UFRB.

registrado em:
Fim do conteúdo da página