Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Mobilidade Acadêmica

Sobre

O Programa de Mobilidade Acadêmica da UFRB caracteriza-se por oportunizar aos/às discentes regularmente matriculados/as nos cursos de graduação da UFRB realizarem atividades acadêmicas, curriculares e/ou extracurriculares nas instituições nacionais ou internacionais conveniadas a instituição ou nos diferentes Centros de Ensino. Como também, possibilita que os estudantes dessas IES realizem atividades similares na UFRB. Diferente da Transferência Externa, na qual o/a discente perde o vínculo estudantil com a instituição de origem, passando a pertencer à instituição que o/a recebe, a Mobilidade Acadêmica permite ao/à discente vínculo temporário com a instituição anfitriã, enquanto cursa os componentes curriculares previamente estipulados no Plano de Estudo. Após a realização da mobilidade, o/a discente deverá retornar à instituição de origem para cursar, no mínimo, um semestre letivo.

A UFRB possui 04 (quatro) tipos de Mobilidade Acadêmica, sendo:

 1 - Mobilidade Acadêmica Nacional (Formato presencial)

A Mobilidade Acadêmica Nacional, no formato presencial, possibilita aos/as discentes dos cursos de graduação da UFRB realizarem mobilidade nas Instituições Federais de Ensino (IFES) conveniadas ao Programa ANDIFES de Mobilidade Acadêmica (Clique aqui e conheça as IFES) ou na Universidade Estadual da Bahia (UNEB) por até 02 (dois) semestres letivos. Da mesma maneira, os/as discentes dessas IES também podem realizar mobilidade na UFRB pelo mesmo período.

2 - Mobilidade Acadêmica Internacional (Formato presencial)

A Mobilidade Acadêmica Internacional compreende o processo pelo qual os/as discentes dos cursos de graduação da UFRB tem a oportunidade de desenvolver atividades acadêmicas em Instituições de Ensino Superior (IES) estrangeiras conveniadas à UFRB. Essa possibilidade também é estendida aos discentes pertencentes a essas IES.

Informações sobre os Programas de Mobilidade Acadêmica Internacional, países, instituições conveniadas e editais de seleção são disponibilizados no site da Superintendência de Assuntos Internacionais da UFRB.

3 - Mobilidade Acadêmica Nacional e Internacional (Formato Virtual)

A Mobilidade Acadêmica Nacional e Internacional no formato virtual possibilita aos/às discentes dos cursos de graduação da UFRB realizarem atividades acadêmicas, não presenciais, nas instituições que a UFRB possui convênio, como também permite que os/as discentes dessas IES realizem atividades não presenciais na UFRB. O diferencial do formato virtual é que essa modalidade possibilita que as atividades na IES anfitriã sejam realizadas em concomitância com as atividades do curso de origem, condicionadas à compatibilidade de horário. Ou seja, os/as discentes poderão cursar, no mesmo semestre, componentes curriculares tanto na instituição de origem como na anfitriã, contanto que sejam respeitados os critérios estabelecidos nos editais e que haja compatibilidade de horário.

4 - Mobilidade Acadêmica Interna

A Mobilidade Acadêmica Interna tem por objetivo possibilitar aos estudantes dos cursos de graduação da UFRB cursar atividades formativas em outros Centros de Ensino da instituição.

 

Como participar:

 

Discentes da UFRB
(Mobilidade nas IES conveniadas)

Discentes das IES conveniadas
(Mobilidade na UFRB)

Mobilidade Acadêmica Nacional

Juntar TODA DOCUMENTAÇÃO exigida pela IES de interesse e seguir os procedimentos contidos na Orientação Técnica PROGRAD nº 005/2021 e anexos (acesse-a clicando aqui).

Seguir os requisitos e o cronograma estipulados no Edital (vigente) da PROGRAD/UFRB

Mobilidade Acadêmica Internacional

Seguir os requisitos e o cronograma estipulado no Edital (vigente) da SUPAI/UFRB

Seguir os requisitos e o cronograma estipulado nos Editais (vigentes) das IES de origem

Mobilidade Acadêmica Formato Virtual

Seguir os requisitos e o cronograma estipulado no Edital ou Comunicado da IES de interesse

Seguir os requisitos e o cronograma estipulado no Edital (vigente) da PROGRAD ou SUPAI/UFRB

Mobilidade Acadêmica Interna

Seguir os procedimentos contidos no Capítulo IV da Orientação Técnica PROGRAD nº 005/2021

   

 

Conheça os normativos da UFRB que tratam do Programa de Mobilidade Acadêmica Clicando aqui.

 

Fim do conteúdo da página