Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Mobilidade Acadêmica

Sobre

Em termos práticos, a mobilidade acadêmica é a possibilidade do/a discente participar de  um intercâmbio para realizar estudos em outras Instituições de Ensino Superior ou Centros de Pesquisa, no Brasil ou exterior, que tenham convênio de cooperação com a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB).  Além de atender aos requisitos de cada convênio, para realizar a mobilidade, o/a discente da UFRB precisa atender ao estabelecido no Regulamento de Ensino de Graduação (REG) - Resolução CONAC nº 004/2018 -, e nas normativas internas sobre mobilidade - Resolução CONAC nº 006/2008, alterada pela Resolução CONAC nº 034/2013., e, na Orientação Normativa nº 007/2019 - PROGRAD.

 

Mobilidade Acadêmica Nacional

Atualmente os/as discentes da UFRB podem realizar mobilidade nacional via Programa ANDIFES de Mobilidade Acadêmica, o qual possibilita a realização de estudos em diversas Instituições Federais de Ensino (IFEs) conveniadas ao Programa. 

Diferente da transferência externa, na qual o/a discente se torna, em caráter permanente, estudante da instituição que o/a recebe, a mobilidade permite ao/à discente vínculo temporário com a instituição anfitriã. Assim sendo, após a realização da mobilidade, o/a discente deverá retornar à UFRB para cursar, no mínimo, um semestre letivo.

O prazo máximo para afastamento com fito de realizar mobilidade é de dois semestres letivos, podendo, a pedido do/a discente, em caráter excepcional e a critério das instituições envolvidas, ser prorrogado por mais um período letivo.

Os requisitos básicos para participar desse programa são:

  •   Estar regularmente matriculado/a num curso de graduação da UFRB;
  •   Ter integralizado, pelo menos, 20% (vinte por cento) da carga horária total do curso;
  •  Ter, no máximo, duas reprovações acumuladas nos dois períodos letivos que antecedem o pedido da mobilidade; 
  •   Não ter sido reprovado no componente curricular pleiteado ou componente curricular equivalente.

A requisição de discentes da UFRB para participação em mobilidade acadêmica nacional é feita mediante a abertura de processo no Núcleo de Gestão Técnico Acadêmico (NUGTEAC) do Centro de Ensino onde o/a discente está matriculado. Os documentos necessários são:

I - Formulário de inscrição (neste o/a discente elabora seu Plano de Estudos sob orientação de um docente indicado pelo Colegiado do Curso, conforme Art. 123 do REG);

II – Programa das disciplinas que deseja cursar na instituição anfitriã;

III - Termo de Compromisso devidamente assinado;

IV - Carta de intenções elaborada pelo/a discente (exposição sucinta das justificativas e objetivos com a realização mobilidade, com no máximo 2 laudas digitadas em fonte Times New Roman , tamanho 12, espaçamento entre linhas 1,5 cm);

V - Cópia dos documentos pessoais (RG e CPF);

VI - Histórico Acadêmico atualizado; e

VII - Outros documentos solicitados pela instituição anfitriã que não constem nos itens anteriores.

De forma resumida, o fluxo dos procedimentos até a apresentação de um resultado para o/a discente compreende o envio do processo:

  • Do NUGTEAC ao Colegiado do Curso que realizará a análise e aprovação do Plano de Estudos; 
  • Do Colegiado do Curso ao Núcleo de Gestão de Programas e Projetos (NUPROP), que encaminhará os documentos para análise da instituição anfitriã;
  • Após aprovação do pedido, a instituição anfitriã emite uma Carta de Aceite com as orientações para a realização da matrícula e encaminha ao NUPROP; e
  • O NUPROP envia a Carta de Aceite para ciência do/a discente.

A UFRB não garante a concessão de auxílio financeiro (custeio de viagem, estadia, alimentação, seguro de vida e saúde, entre outros) para realização de mobilidade. E, com o encerramento no ano de 2018 do Convênio entre a Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) e o banco Santander, não há previsão de concessão de bolsas para realização de mobilidade acadêmica.

Dos prazos para inscrição

O período para inscrição no Programa Andifes de Mobilidade Acadêmica segue ao disposto abaixo:

Para Mobilidade no Semestre Letivo 2020.2

Discentes da UFRB que pretendem realizar mobilidade em outra IES

Abertura de processo no Centro de Ensino até dia 17/04/2020 (A data será revista devido a suspensão das atividades letivas nas Universidades)

Discentes de outras IES que pretendem realizar mobilidade na UFRB

Envio de solicitação pela IES para a UFRB até dia 29/05/2020  (A data será revista devido a suspensão das atividades letivas nas Universidades)

Mais detalhes sobre os procedimentos e prazos referentes à inscrição em programa de mobilidade acadêmica nacional são disponibilizadas semestralmente via editais publicados neste site, geralmente, nos meses de março (para desenvolvimento da mobilidade no segundo semestre letivo) e agosto (para desenvolvimento da mobilidade no primeiro semestre letivo).

 

Mobilidade Acadêmica Internacional

 

Informações sobre os Programas de Mobilidade Acadêmica Internacional, países, instituições conveniadas e editais de seleção são disponibilizados no site da Superintendência de Assuntos Internacionais da UFRB.

 

Fim do conteúdo da página