A Prograd divulga editais para realização de mobilidade nacional no semestre letivo 2020.1

Publicado: Quinta, 25 Julho 2019 16:28

A Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) publicou editais divulgando o período e os procedimentos para inscrição de estudantes de cursos de graduação que almejem participar de Programas de Mobilidade Acadêmica Nacional,. A participação em tais Programas dar-se-á no semestre letivo 2020.1. Um dos editais especifica os procedimentos para discentes da UFRB realizarem estudos em outras Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) através do Programa ANDIFES de Mobilidade Acadêmica. Outro documento apresenta orientações para discentes de IFES ou da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) que queiram cursar componentes curriculares na UFRB por um período determinado.

Prazos e procedimentos para discentes da UFRB

O(a) estudante de graduação que deseja cursar componentes em outra IFES deverá se inscrever no período de 19 de agosto a 20 de setembro de 2019, no Núcleo de Gestão Técnico Acadêmico (NUGTEAC) do Centro de Ensino ao qual está vinculado, via abertura de processo eletrônico.

Poderão participar do Programa ANDIFES de Mobilidade Acadêmica os(as) discentes que tenham integralizado, pelo menos, 20% da carga horária de seu curso; estejam com a matrícula ativa durante todo o semestre letivo 2019.2; e não somem mais que duas reprovações nos semestres letivos 2018.2 e 2019.1.

O edital especifica que não há previsão de concessão de subsídios, como bolsas, custeio de viagem, estadia, alimentação, seguro, ou benefícios similares. O(a) discente poderá se afastar da UFRB por até dois semestres letivos, prorrogável por mais um, de acordo com os critérios e a concordância entre as instituições parceiras.

Segundo o edital, não há limite de vagas para a mobilidade. O deferimento da solicitação ficará condicionado à disponibilidade de vagas e à possibilidade de matrícula nas atividades pretendidas na IFES anfitriã.

O edital também lista os documentos para a inscrição, mas informa que é de inteira responsabilidade do(a) estudante pesquisar junto à instituição anfitriã os programas dos componentes curriculares e outros documentos que sejam exigidos por ela como complementares

Os processos de inscrição serão encaminhados pelos NUGTEAC para os Colegiados dos Cursos, responsáveis por apreciar os processos e encaminhá-los para o Núcleo de Gestão de Programas e Projetos (NUPROP) até o dia 23 de outubro de 2019. Posteriormente, o NUPROP encaminhará os documentos dos(as) discentes para as IFES anfitriãs até o dia 31 de outubro e disponibilizará a lista de inscritos(as) no sítio eletrônico https://ufrb.edu.br/nuprop no dia 05 de novembro de 2019, até às 17 horas.  De acordo com o edital, a IFES anfitriã é a responsável pela aprovação do pedido do(a) discente, assim como pelo envio da Carta de Aceite. O período para recebimento da Carta é indefinido, pois depende da IFES anfitriã.

O(a) discente participante terá vínculo temporário com a IFES receptora, dependendo, para isto, da existência de disponibilidade de vaga e das possibilidades de matrícula na(s) disciplina(s) pretendida(s).

Ressalte-se que os(as) estudantes da UFRB que já estejam em mobilidade no semestre letivo 2019.2 e queiram solicitar prorrogação de participação no programa terão que atender aos mesmos fluxos e prazos contidos no edital.

Lista de IFES participantes do Programa ANDIFES de Mobilidade Acadêmica: http://www.andifes.org.br/institucional/mobilidade-academica/

Edital para os(as) discentes que pretendem realizar mobilidade na UFRB

A UFRB abre inscrições para recepcionar estudantes de graduação das Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) e da Universidade do Estado da Bahia (Uneb) para a realização de mobilidade acadêmica na instituição, a se realizar no semestre letivo de 2020.1, com início das atividades previsto para 02 de março de 2020.

O edital estabelece que são requisitos para inscrição: não ter participado de programa de mobilidade por 03 (três) semestres letivos; ter integralizado, no mínimo, 20% (vinte por cento) da carga horária do curso de Graduação em que esteja matriculado(a); estar devidamente matriculado(a) na IES de origem no semestre letivo aqui equivalente ao período 2019.2; ter no máximo 2 (duas) reprovações nos dois semestres letivos anteriores ao da atual matrícula; e, nos casos dos(as) discentes da UNEB,  ter no máximo 3 (três) reprovações nesses mesmos semestres.

Os(as) discentes devem se inscrever em sua IES de origem. O setor responsável pela mobilidade na IES, deverá enviar os documentos do(a) discente para o e-mail do NUPROP (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.), entre os dias 19 de agosto a 31 de outubro  de 2019.

A lista dos(as) interessados(as) inscritos(as) será publicada no site www.ufrb.edu.br/nuprop até o dia 05 de novembro.

A informação sobre o deferimento do pedido será enviada pelo NUPROP, via e-mail, após apreciação da solicitação pelo Colegiado do Curso de Graduação pleiteado, o qual deverá apreciar as solicitações até o dia 06 de dezembro de 2019. O edital não garante concessão de subsídios para os(as) estudantes, tais como bolsas, custeio de viagem, estadia, alimentação, seguro, ou outros benefícios similares.

Editais completos e formulários editáveis encontram-se disponíveis em: https://ufrb.edu.br/nuprop/programa-de-mobilidade-estudantil/editais-2

Informações adicionais:

•       Telefone (75) 3621-9109.