UFRB promoverá RECONCITEC nos dias 16 e 17 de outubro de 2019

Publicado: Quarta, 07 Agosto 2019 18:22

A Reunião Anual de Ciência, Tecnologia, Inovação e Cultura no Recôncavo da Bahia, (RECONCITEC) que em 2019 estará na quinta edição, está fortalecida no âmbito do Recôncavo, com um público cativo e que aumenta a cada edição.

A RECONCITEC visa à difusão e o estímulo do debate acerca das atividades científicas, extensionistas, tecnológicas, de internacionalização e permanência qualificada desenvolvidas em âmbito nacional e especificamente na região do Recôncavo Baiano. Objetiva ainda propiciar o intercâmbio da ciência e a aplicabilidade de resultados científicos e tecnológicos e elaborar estratégias para a promoção do desenvolvimento do Recôncavo da Bahia.

Esta edição traz como tema: Bioeconomia: Diversidade e Riqueza para o Desenvolvimento Sustentável na Bahia, baseado na temática da 16ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT). É um tema bastante adequado à diversidade natural da Bahia, visto a quantidade de biomas e geração de recursos e desenvolvimento. A bioeconomia também é um tema aderente aos objetivos de desenvolvimento sustentável, temática que têm ocupado os espaços de debate tanto no ambiente acadêmico quanto social.

Concomitantemente à V RECONCITEC, ocorrerão o XIII Seminário Estudantil de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação (SEPIP), o IV Simpósio de Extensão, o II Seminário de Permanência Estudantil e a VII Feira Acadêmica de Economia Solidária (VII FAESOL) tornando-se um importante espaço de diálogo sobre as políticas de pesquisa e extensão da UFRB e também de apresentação das ações realizadas pelos programas e projetos inseridos em diversos Territórios de Identidade do Estado da Bahia.

O público esperado para essa edição inclui toda a comunidade acadêmica (docentes, técnicos, discentes de graduação e pós-graduação) da UFRB e público externo, pesquisadores de Institutos, funcionários de empresas público-privadas, representantes dos Colegiados Territoriais (Recôncavo, Vale do Jiquiriçá, Portal do Sertão, Sisal e Baixo Sul), dentre outros.

Nesse ano, a nossa proposta é a discussão de temas, com vistas à formação de uma massa crítica e transformadora da realidade, enquanto estratégia de discutir a formação acadêmica a partir dos princípios educativos que integram o ensino, a extensão, a pesquisa e a permanência.

Acesse o site do evento: