Editora lança edital de apoio a publicações em homenagem aos 15 anos de Ações e Políticas Afirmativas da UFRB

Publicado: Sexta, 20 Novembro 2020 14:49

A Editora da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (EDUFRB) lança o Edital EDUFRB 004- Ações e Políticas Afirmativas da UFRB, de apoio à publicação de livros impressos e eletrônicos (e-books) em homenagem aos 15 anos de Ações e Políticas Afirmativas da UFRB.

O período para a inscrição das propostas será de 01/04/2021 a 30/04/2021.

Como se trata de uma edição comemorativa aos 15 anos de Ações e Políticas Afirmativas da UFRB, inserida no âmbito das comemorações dos 15 anos da UFRB, pretende-se receber propostas para esta chamada trabalhos, resultado de pesquisas científicas, inovações tecnológicas, experiências de extensão, inovações pedagógicas, políticas e ações afirmativas, dentre outros trabalhos acadêmicos que tenham as Políticas Afirmativas da UFRB como ponto fulcral da pesquisa. A proposta de livro deverá ser encaminhada vinculada a um dos cinco eixos:

1) Raça, corpo, gênero, sexualidades e interseccionalidades: relações étnico-raciais, gênero e diversidade sexual; branquitude e relações étnico-raciais; feminismos negros; ações afirmativas e pessoas com deficiência; masculinidades negras e seus processos de subjetivação; negritude e africanidades; juventudes negras.

2) Educação e antirracismo: educação para as relações étnico-raciais; políticas públicas, ações afirmativas e a presença negra no ensino superior; infâncias, relações étnico-raciais, educação e cultura; violência epistêmica; o papel da ciência na desconstrução do racismo.

3) Racismo Ambiental: povos e comunidades tradicionais; direitos e políticas públicas; religiosidades, ancestralidades e identidades negras; universidade e comunidades tradicionais; população negra e o espaço urbano: ocupações, conquistas e resistências; raça, poder e desenvolvimento; população negra e inserção do mercado de trabalho.

4) Direito, Racismo e Saúde/Saúde da população negra: Política Nacional de Saúde Integral da População Negra; racismo institucional; políticas sociais, violências e direitos humanos; justiça, cidadania e controle social; movimentos negros e movimentos sociais.

5) História, Arte e Culturas Afro-brasileiras e Africanas: literaturas e linguagens decoloniais; comunicações, expressões artísticas africanas/afro-brasileiras; intelectuais africanas(os) e da diáspora; filosofia africana e pensamento da afrodiáspora; história da África e das diásporas africanas; memórias, territorialidade, patrimônio negro e ancestralidades.

Os trabalhos encaminhados devem ser de autoria de docentes efetivos; de servidores técnico-administrativos e de discentes vinculados aos cursos de graduação ou pós-graduação da UFRB, podendo ser discentes egressos, bem como podem envolver nos trabalhos colaboradores de outras universidades ou instituições de pesquisa, desde que tenham as Políticas Afirmativas da UFRB como foco.

As propostas aprovadas pelo Conselho Editorial serão publicadas no formato de livro eletrônico (e-book) e, dentre eles, quinze livros serão selecionados para publicação também no formato impresso.

A divulgação dos resultados da classificação, com a indicação das obras que serão publicadas acontecerá a partir de 20/07/2021 no site da EDUFRB.

Confira o Edital EDUFRB 004- Ações e Políticas Afirmativas da UFRB.