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▸Normas de Submissão

 

Os eventos integrados VII Fórum de Licenciaturas da UFRB, VIII Seminário Institucional do PIBID UFRB e III Seminário Institucional da RP UFRB contarão com um espaço para apresentação oral de trabalhos para os seus participantes. Os trabalhos serão submetidos na modalidade Resumo Expandido contendo entre 600 e 1000 palavras. Os trabalhos aprovados serão publicados nos anais do evento. Para submeter o trabalho, é necessário:

  • ▶ Preencher o formulário de submissão de trabalhos, disponível no site https://ufrb.edu.br/cfp/fl2023;
  • ▶ Indicar, no formulário de inscrição, o Eixo Temáticoao qual o trabalho está vinculado;
  • ▶ Anexar o trabalho, o qual deverá estar salvo em formato de documento do Microsoft Word (versão 6.0 ou superior). Baixe o template  

☛ OBSERVAÇÕES IMPORTANTES

No caso dos trabalhos com mais de um autor(a), deverão ser obrigatoriamente informados os nomes completos de todos(as) os(as) autores(as) na ficha de submissão de trabalhos. Somente serão avaliados os trabalhos que tiverem atendido a essa solicitação, quem submete já é considerado primeiro autor.

Cada inscrito no evento poderá apresentar, no máximo, 4 (quatro) trabalhos como autor ou coautor, sendo que cada trabalho deverá ter o máximo de 5 (cinco) autores. Em caso de submissões acima do limite indicado, a Comissão Científica não considerará os trabalhos que, por ordem de inscrição, superarem o limite de 4 trabalhos por autor/coautor.

Os trabalhos devem ser submetidos no site do evento em uma versão .doc sem identificação (versão cega) utilizando o modelo de template disponibilizado. Esses trabalhos serão encaminhados para avaliação de dois pareceristas do Grupo de Avaliadores.

Os pareceristas procederão à avaliação, assinalando o nível atingido: alto (3 pontos), médio (2 pontos), baixo (1 ponto) e não se aplica (0 pontos) a cada um dos critérios de avaliação, constantes no quadro 01. Para os trabalhos serem aceitos, devem atingir pelo menos 12 (doze) pontos e serão classificados nas seguintes categorias: a) Aprovado (de 19 a 24 pontos); b) Aprovado com ressalvas (de 12 a 18 pontos) e c) Reprovado (11 pontos ou menos). Quando dois pareceres forem diferentes (Aprovado/Aprovado com ressalvas e Reprovado), o trabalho será encaminhado a um terceiro parecerista que definirá o status do trabalho.

No caso de ser Aprovado com ressalvas ou Reprovado, os pareceristas deverão consubstanciar seu parecer, sugerindo mudanças, acréscimos, dentre outros. Esse parecer será encaminhado aos autores, que em caso de Aprovado com ressalvas tomarão as providências cabíveis (alterando e avaliando o proposto pelos pareceristas). O(s) autor(es) devem submeter a versão final dos trabalhos ACEITOS, ou seja, um novo arquivo em formato .doc COM IDENTIFICAÇÃO no site.

Aspectos Avaliados

Pontuação

1.        Clareza na apresentação da pesquisa (ensaio teórico) ou experiência relatada.

 

2.        Clareza na formulação da questão de pesquisa ou objetivo(s).

 

3.        Qualidade conceitual e aspectos teóricos compatíveis e adequados ao trabalho.

 

4.        Aspectos metodológicos compatíveis e adequados ao estudo. E em caso de relato de uma experiência, clareza na descrição do contexto, dos envolvidos, dos materiais utilizados, da situação problema e do desenvolvimento dos fatos.

 

5.        Reflexões sobre os dados, sua análise ou temática do ensaio teórico. E em caso de relato de uma experiência, reflexões a partir de resultados observados.

 

6.        Clareza nas reflexões a respeito de resultados ou caminhos futuros. E em caso de relato de uma experiência se é relevante para a formação do professor.

 

7.        Qualidade da escrita, organização, clareza e estilo.

 

8.        Formatação do texto conforme as normas do evento (mínimo de 600 e máximo de 1000 palavras, referências, tabelas e figuras, citações, uso do template, ...).

 

Total da pontuação

 

Quadro 01 – Aspectos avaliados nos Resumos Expandidos submetidos ao evento.

O Resumo Expandido, poderá versar a respeito do relato de uma experiência ou da socialização de uma pesquisa (em andamento ou que já possua dados analisados ou ensaio teórico).

O título do arquivo deverá conter o eixo temático (E1, E2, E3, E4, E5, E6, E7, E8, E9, E10 ou E11), seguida da sigla da instituição e do sobrenome do(a) primeiro(a) autor(a). Por exemplo, E1_UFRB_Silva.doc; E4_UNEB_Santos.doc; E7_UESB_Oliveira.doc; E12_SECBA_Carneiro.doc.

Todos os resumos submetidos deverão conter de 600 a 1000 palavras. E devem apresentar os seguintes elementos sem necessariamente conter seções:

  • ▶ Título
  • ▶ Eixo temático, por exemplo, Eixo 05: Educação e Inclusão
  • ▶ Nome, filiação institucional e e-mail do(s) autor(es)

Os Trabalhos oriundos de pesquisas deverão conter: problemática e objetivo(s); aspectos teóricos e metodológicos; reflexões a respeito de resultados parciais ou finais (com exceção dos ensaios teóricos); conclusões e referências.

Os Trabalhos oriundos de relato de experiência deverão conter: uma contextualização da experiência a ser relatada, destacando objetivo(s) e aspectos teóricos que embasam a experiência, resultados observados, considerações finais e referências.

Os trabalhos submetidos deverão estar vinculados a um dos Eixos Temáticos do evento. Os Eixos Temáticos são:

Eixo 01

Iniciação à Docência na Formação de Professores

Eixo 02

Práticas Ensino e Estágio na Educação Básica

Eixo 03

Políticas de Formação de Professores, Currículo e interdisciplinaridade

Eixo 04

Linguagens, Letramentos e Tecnologias Educacionais

Eixo 05

Educação e Inclusão

Eixo 06

Ensino de Ciências e Matemática

Eixo 07

Juventude, Educação, Trabalho e Sociedade

Eixo 08

Formação docente na Educação do Campo
Eixo 09 Educação e Relações Étnico-raciais
Eixo 10 Educação, gênero e sexualidades
Eixo 11 Educação, Violências e Crises 

☛ Instruções específicas (Normas ABNT)

  • ▶ Fonte: Times New Roman, tamanho 12.
  • ▶ Formato da página: A4.
  • ▶ Margens: esquerda e superior = 3 cm; direita e inferior = 2 cm.
  • ▶ Alinhamento: com exceção do título e do eixo temático (que devem ser centralizados) e dos dados dos autores (os quais devem ser alinhados à direita), o trabalho deverá ser justificado à direita e à esquerda.
  • ▶ Espaçamento: 1,5 entre as linhas. Deixar um espaço entre o título e o eixo temático, entre o eixo temático e o nome dos autores e entre o término e o início de cada seção.
  • ▶ As páginas não devem ser numeradas.
  • ▶ Não utilizar cabeçalhos e notas de rodapé: se for preciso utilizar notas, essas deverão ser apresentadas no final do trabalho, após as referências.
  • ▶ Título: centralizado, com letras maiúsculas (caixa alta) e em negrito.
  • ▶ Eixo Temático: centralizado, com letras maiúsculas (caixa alta) não utilizar negrito.
  • ▶ Nome do(s) autor(es): o nome de cada autor(a) deverá ser seguido da filiação e e-mail.
  • ▶ Ênfase: usar apenas itálico (não sublinhar, nem negritar) para palavras dentro do texto. Usar letras maiúsculas em negrito para o título e todos os subtítulos, agradecimentos, referências e anexos/apêndices.
  • ▶ Recuo de parágrafo: a primeira linha de cada parágrafo deve ser recuada em 1,25 centímetros.
  • ▶ Referências: deverão se ater apenas às obras citadas no trabalho, por ordem alfabética de sobrenome do autor, seguindo as normas vigentes da ABNT.
  • ▶ Figuras e tabelas: incluir figuras, quadros e tabelas dentro do corpo do texto, seguindo as normas vigentes da ABNT.

Comissão Científica do VII Fórum de Licenciaturas da UFRB.

 

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