Pesquisadores do PaveLab publicam artigo internacional sobre soluções sustentáveis
Estudo destaca uso de materiais reciclados em misturas estabilizadas com cimento e polímero para reabilitação de pavimentos.
O Grupo de Pesquisa em Geotecnia e Pavimentação (GPGeoPav) acaba de alcançar mais uma importante conquista na área da Engenharia Civil. Um artigo de autoria de seus pesquisadores foi publicado na prestigiada revista internacional “Construction and Building Materials”, reconhecida por reunir avanços significativos em ciência e tecnologia da construção.
Intitulado “Investigation of cement and polymer stabilization in gravel soil-RAP mixtures for full-depth reclamation applications”, o trabalho explora o uso de misturas contendo solo e RAP (Reclaimed Asphalt Pavement – pavimento asfáltico reciclado), estabilizadas com cimento e polímero. O objetivo da pesquisa é oferecer soluções técnicas e ambientalmente responsáveis para a restauração de pavimentos deteriorados. O artigo tem como autores o Prof. Weiner Gustavo Silva Costa (UFRB), Prof. Ronaldo Luis dos Santos Izzo (UTFPR), Prof. Mario Sergio de Souza Almeida, Prof. Acbal Rucas Andrade Achy (UFRB), Isabela de Jesus Santos e Raquel Silva Ramos, pesquisadores vinculados ao PaveLab. A publicação reforça o compromisso do grupo com a inovação e a sustentabilidade na infraestrutura viária.
O estudo representa um avanço significativo no uso de materiais reciclados para aplicações em full-depth reclamation (FDR), técnica que consiste na reconstrução completa das camadas de um pavimento deteriorado.
A abordagem tem ganhado destaque por sua eficiência, economia e menor agressão ao meio ambiente. A pesquisa pode ser acessada na íntegra Clicando Aqui.
Com mais essa publicação, o PaveLab reafirma seu papel de protagonismo na pesquisa aplicada em engenharia de pavimentos, contribuindo para práticas mais sustentáveis e inovadoras no setor da construção civil.
Autor da Matéria: Paulo Ricardo Lemos de Santana