Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

Abril Azul: mês da conscientização sobre o espectro autista.

Autismo

“Informação gera empatia, empatia gera respeito!” Esse é o tema da campanha nacional de 2025 para o Dia Mundial de Conscientização do Autismo, celebrado todo dia 02 de abril. A frase  reforça que o conhecimento é o caminho para derrubar preconceitos e promover respeito e inclusão para pessoas autistas.

Entender que o transtorno do espectro do autismo (TEA) é um espectro, nos ajuda a agir com empatia no dia a dia, seja ensinando crianças sobre o autismo; respeitando formas diferentes de comunicação; ou adaptando ambientes de trabalho. Cada atitude contribui para uma sociedade mais acolhedora tanto para autistas, como para suas famílias.

O abril azul foi estabelecido pela organização das nações unidas (ONU) com o objetivo de conscientizar a população sobre o autismo, envolver a comunidade, trazer visibilidade e buscar uma sociedade mais consciente, menos preconceituosa e mais inclusiva.

De acordo com a organização mundial da saúde (OMS), cerca de 70 milhões de pessoas são autistas no mundo.

COR AZUL

No autismo, o azul estimula o sentimento de calma e de maior equilíbrio para as pessoas. Nesse caso, o azul auxilia em situações em que a criança, por exemplo, apresenta uma sobrecarga sensorial.

Atualmente, o autismo passou a ser representado pelo símbolo do infinito colorido que foi escolhido e criado pelos próprios autistas. O logotipo refere-se à neurodiversidade e a várias formas de expressão dentro do Transtorno do Espectro Autista (TEA).

CORDÃO GIRASSOL OU DE QUBRA-CABEÇA

Você já ouviu falar no Cordão Girassol? É um acessório diferenciado que tem como objetivo identificar quem possui deficiências que não são perceptíveis. Doenças ou transtornos ocultos são de maior dificuldade de reconhecimento à primeira vista. Alguns transtornos desse tipo são o autismo, o Transtorno de Déficit de Atenção (TDH), transtornos ligados à demência, doença de Crohn, colite ulcerosa e fobias extremas. Já o cordão de quebra-cabeça, identifica as pessoas com autismo.

“O conhecimento é poder. Utilize parte do seu tempo para educar alguém sobre o autismo. Não necessitamos de defensores. Necessitamos de educadores.” — Asperger Women Association.

Fim do conteúdo da página