Pré-cúpula dos Povos - Território do Recôncavo
Para inscrever-se clique nas IMAGENS abaixo:
A Pré-cúpula dos Povos - Território do Recôncavo consiste em construir junto com os estudantes da UFRB e os movimentos sociais, um documento que apresente um modelo de desenvolvimento que contemple a territorialidade local, apontando para o respeito à fauna e a relação ancestral com o território, e sua totalidade.
Neste encontro será feita a analise do resumo da ECO 92 e o que irá se tratar na Rio +20. O evento acontecerá no dia 09/6/2012, no Anfiteatro da Reitoria da UFRB na cidade de Cruz das Almas - BA.
Um dos objetivos deste encontro é discutir e levantar propostas a serem encaminhadas pelos representantes do Recôncavo durante a Cúpula dos Povos na Rio + 20 que acontecerá no Rio de Janeiro. Desta forma será de relevada importância a participação dos movimentos sociais locais nessa discussão, para que as demandas da nossa região sejam contempladas. Neste dia também serão selecionados os 40 representantes da Comunidade Acadêmica da UFRB que irão a Cúpula.
A Cúpula dos Povos na Rio+20 por Justiça Social e Ambiental é um evento organizado pela sociedade civil global que acontecerá entre os dias 15 e 23 de junho no Aterro do Flamengo, no Rio de Janeiro – paralelamente à Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (UNCSD), a Rio+20.
Por quê?
Rio+20 oficial marca os vinte anos da Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento (Rio 92 ou Eco 92). Nestas duas décadas, a falta de ações para superar a injustiça social ambiental tem frustrado expectativas e desacreditado a ONU. A pauta prevista para a Rio+20 oficial – a chamada “economia verde” e a institucionalidade global – é considerada por nós como insatisfatória para lidar com a crise do planeta, causada pelos modelos de produção e consumo capitalistas.
Para enfrentar os desafios dessa crise sistêmica, a Cúpula dos Povos não será apenas um grande evento. Ela faz parte de um processo de acúmulos históricos e convergências das lutas locais, regionais e globais, que tem como marco político a luta anticapitalista, classista, antirracista, antipatriarcal e anti-homofóbica.
Quando?
Por isso, o território da Cúpula dos Povos será organizado de forma livre da presença corporativa e com base na economia solidária, agroecologia, em culturas digitais, ações de comunidades indígenas e quilombolas. Esse encontro da cidadania, que também contará com atrações culturais, ficará aberto até o fim da Cúpula, no dia 23.
Os dias 5 e 20 de junho serão de mobilização global
Saiba mais: http://cupuladospovos.org.br/
Para inscrever-se clique na IMAGEM abaixo: