CETENS sediou primeira edição do Raízes do Sabor, festival de comida nordestina
No dia 12 de julho, o Centro de Ciência e Tecnologia em Energia e Sustentabilidade (CETENS) da UFRB realizou o festival Raízes do Sabor, na cidade de Feira de Santana. O encontro sobre comida nordestina promoveu o resgate da cultura alimentar ancestral no contexto de soberania e segurança alimentar, nutrição e agroecologia. A programação foi composta por roda de conversa, compartilhamento de comidas tradicionais da região e oficina de preparação de alimentos, com transmissão via Instagram.
“Quando a gente discute sabores, discutimos também a memória”, refletiu Isabel Santos, professora da UFRB e membra da coordenação do evento. Para a professora, valorizar os alimentos plantados e produzidos no território baiano é garantir uma relação direta com os povos ancestrais que ocuparam esse mesmo espaço e construíram uma forma de vida.
Na roda de conversa do evento, Alberto Viana, pesquisador e ativista da ecogastronomia, defendeu o movimento Slow Food, que, em oposição ao consumo de fast food, propõe o consumo de alimentos locais e orgânicos, além da busca de mais consciência, prazer e sabor nas refeições. Para Alberto Viana, o Slow Food resgata o que é bom, limpo e justo, e valoriza a biodiversidade do território. Nesse sentido, pondera: “A biodiversidade alimentar passa por uma série de ameaças com produtos em fase de extinção, tanto pelas questões ambientais quanto pelas mudanças dos padrões da cultura e da própria forma de se alimentar”.
Raízes do Sabor foi um dos 33 eventos selecionados pelo Edital 02/2023, publicado pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEXC) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. O edital tem o objetivo de apoiar a realização de eventos promovidos pela comunidade acadêmica da UFRB.
Redes Sociais